5 minutos que podem salvar a tua vida!

0
515

O projeto de Ana Ferraz, aluna de Doutoramento da Universidade do Minho (UMinho), foi o grande vencedor da Final Nacional da Imagine Cup 2013.

Tantas são as incompatibilidades que surgem quando alguém precisa de levar uma transfusão de sangue, verdade? Para evitar isso, Ana Ferraz desenvolveu um dispositivo portátil que identifica o teu grupo sanguíneo em 5 minutos. O projeto, intitulado “For a better world”, fornece informações mais precisas e rápidas e menos dispendiosas que permitem ajudar os profissionais de saúde em situações de emergência.

Graças ao dispositivo desenvolvido pela estudante da academia minhota, o erro humano e os riscos de incompatibilidade serão reduzidos, facilitando as situações de transfusão. O aparelho, construído a partir da tecnologia Visual Studio 2012, pode ser utilizado em diversos contextos devido à sua fácil portabilidade.

De resto, a aluna de doutoramento da UMinho ganhou um prémio no valor de 3 mil euros e vai representar o nosso país na Final Mundial da Imagine Cup 2013 em St. Petersburgo (Rússia), de 8 a 11 de julho.

A título de curiosidade, em segundo lugar do Imagine Cup 2013 ficou a plataforma “Taggeo” de Tiago Fernandes, aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que permite trocas de SMS com base em coordenadas geográficas. O último lugar do pódio ficou reservado para o jogo de plataformas “Kieran’s Journey”, desenvolvido por um grupo de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI).

[Foto: facebook.com/ImagineCupPortugal]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*