Aposta em ti: investe na tua formação

0
699

A aposta na formação é um dos elementos base para a construção de uma carreira profissional bem-sucedida. O ditado popular diz ‘o saber não ocupa lugar’ e eu concordo, mas acrescento que carece de investimento!

Quando falo em investimento, estou a referir-me ao tempo que é necessário para aprofundarmos os nossos conhecimentos, mas também aos custos financeiros que a formação acarreta. O que acontece, na maioria dos casos, não é uma falta de vontade de aprender, mas sim a falta de recursos.

Geralmente, quanto mais anos se deixa passar, mais difícil se torna concretizar os objetivos em matéria de formação. Isto porque, à medida que os anos avançam, surgem outras prioridades na vida que consomem os ditos recursos necessários para dar continuidade à formação. É por isso que considero que os jovens devem apostar ao máximo no aumento das suas competências, até porque isso lhes permite chegar ao mercado de trabalho mais bem preparados.
E, porque o tempo pode não ser um obstáculo para ti, mas o dinheiro sim, há que contornar e vencer essa dificuldade. Enquanto estudante, existem bolsas disponíveis para apoiar a continuação dos estudos, produtos financeiros específicos e descontos para estudantes em algumas instituições de ensino. Existem também formações gratuitas que, por serem a custo zero, não devem ser descuradas. O seu valor está no curricula e no interesse que a temática tem para cada um e não no valor monetário que a formação acarreta. Investe algum tempo na pesquisa de ofertas cá dentro e lá fora, já que a experiência de viver noutro país pode ser uma mais-valia para ti. Lembra-te que ser trabalhador-estudante é uma opção cada vez mais comum e que pode ser uma boa solução.

Porque cada vez mais as empresas procuram colaboradores polivalentes, ativos e capazes de responder a diversos desafios em áreas distintas, investe em ti e na tua formação, especializa-te e distingue-te!

SOBRE A AUTORA DESTE TEXTO

Susana Albuquerque é Secretária-Geral e coordenadora do Programa de Educação Financeira da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado. A também autora do livro “Independência Financeira para Mulheres” colabora mensalmente na revista Mais Superior para te dar dicas práticas que poderás aplicar no teu dia-a-dia.

[Foto: mer chau @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*