O prémio é ‘nostro’!

0
1172

A obra de restauro da Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa, valeu aos arquitetos portugueses Sofia Aleixo e Victor Mestre o prémio da União Europeia (UE) para o Património Cultural “Europa Nostra Award 2013”.

“O cuidado utilizado para pesquisar da forma mais detalhada a originalidade da madeira e dos trabalhos em estuque e os detalhes do edifício, bem como a simulação de madeira e os detalhes da cortiça, é extraordinário. O potencial educativo do edifício e da sua envolvente foi totalmente desenvolvido para ser utilizado por instituições educativas a todos os níveis”, referiu a organização aquando do reconhecimento do trabalho dos arquitetos Victor Mestre e Sofia Aleixo, também docente do Departamento de Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora (UE).

De entre os 30 vencedores, selecionados de quase duas centenas de projetos nomeados, contam-se quatro portugueses. Os restauros do Chalet da Condessa de Edla, em Sintra, a Fundação Ricardo Espírito Santo e o Projeto SOS Azulejo também mereceram a distinção europeia.

O prémio vai ser entregue em mãos mas só a 16 de Junho, numa cerimónia na cidade grega de Atenas. No dia que antecede a entrega de prémios, os autores do projeto premiado terão oportunidade de o apresentar no “Europa Nostra’s European Heritage Congress”, no Museu Benaki, onde se celebrará o 50º aniversário de ação contínua da Europa Nostra em defesa do património cultural da Europa. Fica para mais tarde a uma cerimónia portuguesa comemorativa da atribuição dos prémios.

[Foto: José Manuel @ facebook.com/vmsaPT]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*