Um mulher muito espacial

0
707

Com apenas 33 anos, Mamta Patel Nagaraja é engenheira da NASA, possuindo já um largo currículo dentro da agência espacial norte-americana. Mas no próximo dia 8 de abril, a missão desta “treinadora de astronautas” é outra: dar uma palestra na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Com uma formação académica dividida entre a Engenharia Espacial e a Engenharia Biomédica, Mamta tem a vida que muitos homens invejam: participa há vários anos no treino dos astronautas que operam nas missões do U.S. Space Shuttle e da Estação Espacial Internacional (EEI), tendo trabalhado também no Centro de Controlo de Missões da NASA como controladora de voos para o sistema de comunicações da EEI.

Mas é a presença feminina na Ciência que move também esta engenheira. Neste sentido, Mamta Patel Nagaraja coordena os programas Women@NASA e NASA Girls e lidera a Women in Aerospace (WIA), uma organização que tem como missão projetar a presença das mulheres na comunidade aeroespacial.

No próximo dia 8 de abril, e durante perto de 30 minutos, esta ‘mulher espacial’ da NASA vai poder partilhar todas as suas experiências com a comunidade académica da U.Porto, numa palestra organizada pela Embaixada dos EUA em Portugal. Se tens curiosidade sobre a evolução histórica espacial, as novidades na exploração robótica e os efeitos biomédicos provocados no corpo humano pelo ambiente aeroespacial, aparece nesta sessão, com início marcado para as 14:30h, no Auditório Ferreira da Silva da FCUP. A entrada é livre, ainda que sujeita à lotação da sala.

[Foto: noticias.up.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*