Ufa, ainda bem que não foi real!

0
1028

Há dias em que acordas banhada a suor, porque sonhaste que estavas grávida? Despertas sufocado, pois passaste a noite toda a ser perseguido sem conseguir gritar por socorro? A primeira coisa que fazes quando acordas é meter a mão à boca, porque sonhaste que tinhas os dentes todos podres?

Estes e outros sonhos recorrentes preenchem o nosso sono… Mas calma, porque ao contrário do que acontece na série “Pesadelo em Elm Street”, ninguém te vai atacar com as suas garras assassinas sempre que caíres na tentação de fechar os olhos. Ficam aqui alguns significados.

Socorrooooooooo, estou perdido e preso numa teia de aranha!
O local é-te desconhecido, sentes o medo na ponta dos pés e concluis: estás mesmo perdido. Quando tentas acelerar o passo para pedir ajuda ou gritar por socorro, verificas que não tens voz, não consegues mexer-te e chegas mesmo a sonhar que te encontras preso a uma teia de aranha monstruosa que está prestes a chegar ou que alguém está quase a enterrar-te vivo…
O que significa?
Aparentemente, fizeste uma escolha pouco acertada há pouco tempo, estás atormentado, sentes-te ameaçado (ou mesmo algo infeliz) e procuras agora uma saída… Mas não estás a conseguir.

Perdi o autocarro e deixei fugir o cão… Serei um looser?
Podes até ser o melhor a Atletismo, mas neste tipo de sonhos, correr muito não chega, pois acabas sempre por perder o autocarro, o metro, o avião, o táxi… Por causa duns míseros segundos. É ainda frequente sonhares que, durante uma bela estadia na praia, deixas fugir o papagaio com o vento ou deixas escorregar a trela das mãos e acabas por largar o teu animal de estimação no meio da cidade (quando tinhas a certeza que o estavas a agarrar bem).
O que significa?
Pelos vistos, andas a perder boas oportunidades: escolheste as disciplinas opcionais erradas? Disseste que ‘não’ a um dos teus pretendentes? Recusaste aquele part-time no shopping? Em qualquer das hipóteses, estás a sentir algum arrependimento e frustração. Pensa lá a que se deve…

Chumbei no exame e a minha roupa encolheu. O que fazer?
Tinhas estudado tanto e não consegues sequer responder a uma única pergunta do exame. Nalgumas versões, não consegues chegar a tempo da prova e noutras ainda esqueces-te de ver a última folha do enunciado (sim, tal e qual o episódio do Mr. Bean..). Há ainda noites em que sonhas que estás em frente ao espelho e nenhuma das tuas peças de roupa te serve… Tu tentas entrar nas mangas da camisola e enfiar as saias pela cabeça, numa desastrada imitação da Bridget Jones, mas nada resulta. Como é possível?
O que significa?
Andas a sentir-te testado, observado, pressionado por algum motivo… E sentes que não és capaz de passar nesse teste nem de corresponder às expetativas dos que te rodeiam.

Estou nu… Alguém me passa uma toalha?
Numa sala de aula, no meio da rua, em pleno Centro Comercial… Sonhar que se está despido é muito comum nos sonhos e pode provocar algum embaraço, mesmo no meio dos lençóis.
O que significa?
Se calhar contaste algum segredo a quem não devias ou manifestaste algum sentimento que não está a ser correspondido, pelo que te sentes exposto, vulnerável e com receio de seres posto a descoberto.

O horror das doenças, das mortes e dos dentes podres
Sonhas com acontecimentos do passado em cenários do presente, onde frequentemente aparecem pessoas que já morreram ou pessoas que ainda vivas e saudáveis te aparecem em camas do hospital no decorrer do pesadelo. Também vês ao espelho os teus dentes podres… E isso que tens uma magnífica dentição (de fazer inveja aos anúncios a pastas dentífricas), quando estás desperto.
O que significa?
Talvez tenhas sofrido uma perda amorosa ou pessoal recentemente ou sintas saudades da família (que vive longe da tua universidade) ou dalguns amigos (que entretanto mudaram de cidade ou emigraram). Os dentes podres ou inexistentes revelam que atravessas uma fase de baixa autoestima, sentindo-te pouco atraente ou mesmo feio.

Cair em buracos, afogamentos e carros fora de controlo
Nunca tiveste um acidente na vida real, mas no decorrer dos teus pesadelos, o carro fica fora do controlo e chega mesmo a descontrolar-se rumo a um acidente. Também perdes a capacidade de utilizar outros instrumentos e acabas por destruir tudo aquilo em que tocas graças a toque de Midas devastador que parte ovos, pratos, espelhos, copos….
Noutras situações, vês-te a cair de precipícios, a escorregar em buracos, ou a afogar-te sem qualquer explicação lógica ou pessoas por perto que te possam salvar.
O que significa?
A solidão tem batido forte à tua porta e tens perdido o controlo sobre as coisas, sejam elas a família, os estudos, o dinheiro ou o emprego. Sentes falta dum abraço amigo e duma linha orientadora para a tua vida que não te deixe cair no vazio. Cuidado com as depressões!

[Foto: narghee-la @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*