Mani in Alto!

0
474

O ciclo “Mani in alto!” vai ser apenas um dos muitos motivos para ficares de mãos no ar e de olhos pregados ao grande ecrã, nesta que é a 6ª edição do 1⁄2 – Festa do Cinema Italiano. De 21 a 28 de março, são bem-vindos todos os mafiosos cinéfilos à cidade de Lisboa.

A sessão de abertura fica a cargo de Marco Tullio Giordana, o realizador do filme “A Melhor Juventude” que vem à 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano apresentar o novo filme “Romanzo di una strage”, no dia 21, às 21:30h, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

No dia 22, às 21h, começa o ciclo “Mani in Alto!”, que vai transformar o Teatro do Bairro na sala lisboeta do cinema de género italiano dos anos 70, uma retrospetiva que revisita estilos cinematográficos como o poliziottesco e o spaghetti western. “Mani in Alto!” é organizado em colaboração com a revista de cinema Nocturno e vai mostrar filmes como: “Milano Calibro 9”, “Keoma” e “Milano Odia: la polizia non puó sparare”.

Paolo Genovese vai estar no Cinema São Jorge, sábado, 23, às 21:30h, para apresentar a  comédia “Una famiglia perfetta”, protagonizada por Sergio Castellitto.

Domingo, 24 de março, é dia de “Benfica” e de “Il Gattopardo”. Às 15:30h é exibido o documentário “Benfica – Torino 4 a 3”, que retrata o trágico acidente de avião que em 1949 custou a vida à equipa do Grande Torino que esteve em Portugal para participar num jogo amigável. Vários jogadores do Benfica vão estar presentes nesta sessão.

A secção “Amarcord” traz ao Cinema São Jorge uma sessão única, no dia 24, às 17:30h, com a projeção de “Il Gattopardo de Luchino Visconti”, uma cópia digital restaurada pela Cineteca di Bologna, em colaboração com o Centro Sperimentale di Cinematografia-Cineteca Nazionale de Roma e a prestigiada The Film Foundation.

A secção “Competitiva” leva ao Cinema São Jorge, segunda, 25, às 21:30h, “Bellas mariposas”. O realizador, Salvatore Mereu, vai estar em sala para apresentar o filme. “Io Sono Li de Andrea Segre”, “Il Futuro de Alicia Scherson” são dois dos sete títulos que integram a seleção de filmes em competição na 6a edição de 8 1⁄2.

Na sessão de encerramento é exibido o filme “La migliore offerta”, de Giuseppe Tornatore, às 21:30h, de dia 28, no Cinema São Jorge. 8 1⁄2 acaba em festa, à meia-noite, no Ritz Clube, com o concerto dos Calibro 35, um projeto que revisita bandas sonoras dos filmes policiais dos anos 60 e 70, tendo como ponto de partida a eletrificante fusão entre o funk, jazz, rock, groove.

[Foto: 1⁄2 Festa do Cinema Italiano]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*