Oportunidades com sabor a mirtilo

0
986

A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe amanhã, dia 9 de março, a “Jornada do Mirtilo – uma janela de oportunidades”, iniciativa direcionada aos produtores e potenciais interessados na produção de mirtilo.

A sessão de abertura conta as intervenções do Presidente do IPV, Fernando Sebastião, da Diretora da DRAPC, da Secretária Geral da CONFAGRI e da Coordenadora da AGIM. O primeiro painel, alusivo aos “Paradigmas da produção”, conta com a intervenção de Juan Carlos Rúbio (do Serviço de Extensão Rural das Astúrias SERIDA) e aborda aspetos relacionados com os paradigmas da produção e os estrangulamentos ao nível da implantação, rega, fertilização, colheita, entre outros. O segundo painel versa sobre a “Caraterização dos investimentos na área da DRAPC”, estando a comunicação sobre esta temática a cargo de Francisco Correia, da DRAPC, com incidência na caraterização dos investimentos em mirtilo na Região Centro. 

A jornada prossegue com a realização duma mesa redonda, que conta com os principais agentes da comercialização, que apresentarão as suas entidades e indicarão as respetivas regras para a colheita, controlo de qualidade e comercialização.

O programa inclui ainda um terceiro painel sobre “Prospetivas de comercialização”, que conta com a comunicação de Marta Batista, da CONFAGRI, sobre a mais-valia das organizações de produtores na estratégia da comercialização dos mirtilos. Por outro lado, Lurdes Barata, da CASES, abordará a perspetiva do cooperativismo como alternativa a considerar na valorização da produção.

[Foto: Instituto Politécnico de Viseu ]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*