O seu a seu dono

0
715

Já conhecíamos o vencedor desde janeiro, mas a cerimónia de entrega aconteceu só no passado dia 1 de março. O antigo embaixador João de Deus Ramos recebeu, assim, o Prémio Universidade de Coimbra 2013, no valor de 25 mil euros, e que tem o apoio do Banco Santander Totta.

A entrega do prémio realizou-se na Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e contou com a presença do Reitor da academia, João Gabriel Silva, e do Administrador do Banco Santander Totta, José Leite Maia.

O prémio vem consagrar a longa carreira de João de Deus Ramos e os anos que dedicou ao estudo da expansão portuguesa para o Oriente e da influência da cultura chinesa em Portugal. Com 71 anos de idade e licenciado em Direito, o premiado desempenhou importantes cargos em várias embaixadas portuguesas um pouco por todo o mundo. Foi também Administrador da Fundação Oriente ao longo de 15 anos e o primeiro membro português da Associação Europeia de Estudos Chineses.

De acrescentar que a entrega do Prémio Universidade de Coimbra inseriu-se na cerimónia do 723º aniversário da UC e marcou o arranque da XV ‘Semana’ Cultural da Universidade, subordinada ao tema “Ser de Água”. Esta ‘Semana’ acontece entre os dias 1 de março e 1 de maio e acolhe, na cidade dos estudantes, eventos em áreas tão diversas como música, cinema, literatura, desporto, artes, exposições e conferências.

[Foto: Banco Santander Totta]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*