Mais ‘cafezeiros’ até 2021

0
662

Nos próximos 10 anos, os portugueses vão consumir oito quilos de café por ano. E como se não bastasse, o preço da famosa bica também deverá subir 30%. Estas e outras conclusões num estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School.

Números recentes da Associação dos Industriais e Comerciantes do Café referem que os portugueses bebem menos 35% de café do que a média europeia. No entanto, e de acordo com o estudo “Tendências e Perspetivas Sociais no Consumo de Café em Portugal em 2021”, os portugueses deverão duplicar o consumo atual de café nos próximos 10 anos. Elaborado por Tiago Oliveira, no âmbito do mestrado em Comportamento do Consumidor do IPAM, o trabalho conclui que, em 2021, cada português vai consumir oito quilos de café por ano.

Através de inquéritos efetuados a um painel de 28 experts na cadeia de valor do café e comportamento do consumidor, provenientes das áreas académica, privada e pública, Tiago Oliveira conclui ainda que o consumidor português vai aumentar o consumo doméstico em 20% e que o sexo feminino tenderá a igualar o consumo de café face ao sexo oposto, sendo o papel cada vez mais ativo da mulher na sociedade o principal motivo.

O estudo conclui ainda que a qualidade dos lotes tende a melhorar, independentemente de atual conjuntura económica portuguesa se prolongar ou não. Em 2021, o consumidor português irá optar por um lote com caraterísticas pouco ácidas, sabor neutro, algo encorpado e com um gosto mais retro, o que impede que o blend seja constituído por 100% de café “Arábica”. Segundo o painel, a tendência é um aumento deste tipo de café em detrimento do “Robusta”, mais encorpado, forte e ácido.

[Foto: IPAM – The Marketing School]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*