Fotografias que espantam o mundo

0
592

Mais uma edição do World Press Photo, mais uma série de fotografias arrebatadoras. A vencedora de 2013 é uma fotografia do sueco Paul Hansen e mostra a cerimónia fúnebre de duas crianças, de dois e três anos, na cidade de Gaza. Um português, Daniel Rodrigues, venceu a categoria “Daily Life”.

Impressionante é o mínimo que se pode dizer da imagem captada pela lente do fotógrafo do jornal sueco Dagens Nyheter. Paul Hansen, também sueco, esteve no cortejo fúnebre de Suhaib Hijazi, uma menina de apenas dois anos, e do seu irmão de três, Muhammad.

Ambos foram apanhados pelo ataque de mísseis israelitas que se abateu sobre a cidade de Gaza, a 20 de novembro do ano passado. A casa onde viviam ficou destruída, roubando também a vida ao pai das duas crianças.

Uma dos membros do júri, a peruana Mayu Mohanna, citada por vários órgãos internacionais, diz que “a força das imagens reside na forma como contrasta a fúria e pesar dos adultos com a inocência das crianças”. Já o fotógrafo contemplado com o prémio garante que nunca irá esquecer a fotografia. Percebe-se porquê.

Os segundo e terceiro lugares foram atribuídos aos profissionais da AFP Fabio Bucciarelli, italiano, e Javier Manzano, norte-americano, com a sequência de fotos captadas na cidade síria de Alepo, palco também de enormes confrontos entre os rebeldes e o regime de Bashar al-Assad.

A concurso estavam 130 mil e 481 fotografias, enviadas por mais de 5 mil fotógrafos, de 124 países. Vê os vencedores aqui e a galeria aqui, no site oficial da competição.

O júri decidiu ainda agraciar um português com o prémio para a categoria de “Quotidiano”, “Daily Life”Daniel Rodrigues captou a imagem vencedora em março de 2012, na Guiné-Bissau. Ao P3, suplemento do jornal Público, Daniel explica o processo: “as crianças estavam a jogar à bola e fui jogar com elas. Pelo meio, fotografei-as. Gostei do resultado e fiz mais algumas fotografias semelhantes”.

O português Daniel Rodrigues é um dos vencedores do World Press Photo.
O português Daniel Rodrigues é um dos vencedores do World Press Photo.

[Fotos: Paul Hansen e Daniel Rodrigues]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*