Dois portugueses mostram o que é ser europeu

0
836

2013 é o Ano dos Cidadãos Europeus e para dois estudantes da Universidade do Porto (UP) ele começou já muito bem. Catarina Medeiros e João Gonçalves estão entre os finalistas do “Europe Past Forward”, graças ao vídeo em que puseram dezenas de estudantes estrangeiros a falar do que é ser europeu.

O desafio foi lançado pelo Comité Económico e Social Europeu para assinalar as comemorações do Ano dos Cidadãos Europeus. O objetivo era levar todo o espírito europeu para um vídeo de um minuto, concorrendo assim ao “Europe Past Forward”.

Catarina Medeiros, aluna do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia (FEUP), e João Gonçalves, finalista de Ciências da Comunicação, decidiram chamar 70 estudantes oriundos de oito países diferentes, e pô-los a partilhar o que entendem por ser cidadão da União Europeia.

As respostas foram bastante semelhantes, o que leva os concorrentes a crer que “o sentimento europeu nos é intrínseco”. Catarina e João não precisaram de quaisquer fundos – recorreram aos testemunhos de amigos e voluntários – e, sem falsas modéstias, assumem, citados pelo canal de notícias da UP, que sempre acreditaram que seriam capazes de estar nos 10 melhores.

Afinal, o vídeo superou as expetativas e conseguiu 760 apoiantes, sendo assim o terceiro mais votado, de entre os 90 que se apresentaram a esta primeira fase do concurso. Agora os dois jovens vão esperar pelos resultados finais, que serão conhecidos no próximo dia 18, segunda-feira! Dia 20 de março, em Bruxelas, são entregues os troféus.

O vencedor levará para casa um prémio no valor de 5 mil euros, ficando os segundo e terceiro lugares com 3 mil e 2 mil euros, respetivamente. Até lá, resta-nos torcer por “What does being an EU citizen mean?”, o nome do vídeo de Catarina e João que, por agora, preferem manter-se realistas: “confiámos no qualidade do nosso vídeo mas sabemos que a decisão final será sempre bastante subjetiva, por isso preferimos manter os pés no chão”.

Independentemente do resultado final, o balanço é já positivo e a dupla continua a apostar na paixão “pelo audiovisual e pela arte de contar histórias”: a Revisitar Produções nasceu por isso mesmo.

[Foto: What does being an EU citizen mean?]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*