A poupança está no ar

0
522

O Dia dos Namorados faz de fevereiro um mês em que se celebra o amor. Muitos casais aproveitam para assinalar a data, tornando-a um momento especial. As empresas apelam cada vez mais às emoções, com campanhas de marketing que nos levam muitas vezes a acreditar que precisamos mesmo daquele produto ou serviço para fazer as delícias da nossa cara-metade. Mas não é bem assim… 

Podemos celebrar a data com muito pouco ou praticamente sem investimento financeiro. Para isso, basta colocar a criatividade em ação. Abaixo tens algumas dicas para não desequilibrares o orçamento e surpreenderes o teu amor.Para quem já vive com o seu parceiro, além das dicas para uma celebração da data económica, gostaria de aqui deixar um conselho que nunca é demais recordar, sobretudo nos tempos que correm: a poupança a dois.

Analisa com o(a) teu(tua) companheiro(a) as vossas contas e vejam onde podem cortar uns euros. Constituam uma poupança para algum imprevisto e, depois, para algum objetivo que queiram atingir – uma viagem, equipamento para a casa, etc. Isto pode ser feito em conjunto, mesmo com contas separadas e com orçamentos distintos. Uma análise a dois poderá ser benéfica para uma melhoria da gestão do orçamento pessoal, no sentido em que é mais fácil detetar rubricas cujos gastos sejam excessivos ou áreas em que não seja necessário haver uma duplicação de gastos.

Esta análise funcionará ainda melhor para uma racionalização das contas que são pagas em conjunto. Mas atenção, não crucifixes a tua cara-metade porque gasta mais do que o que consideras razoável numa ou noutra área. Há que haver tolerância e compreensão, pois a gestão do dinheiro está associada aos valores pessoais que são únicos. O único objetivo deste exercício prático é melhorar a gestão financeira lá de casa e de cada um em particular. Por isso, nada de chatices!

Dicas para presentes especiais a baixo custo:
– Um jantar especial a dois: confecionado por ti e servido em casa, mas com muito requinte. Não te esqueças das velas!
– Uma massagem relaxante para a tua cara-metade.
– Compra uma moldura básica e decora-a a teu gosto. Por fim, coloca uma foto tua ou vossa.
– Recorrendo a fotos, faz um vídeo dos vossos melhores momentos.
– Cria um perfil de Facebook dedicada à pessoa amada.
– Escreve um poema e declama-o ao teu amor.

SOBRE A AUTORA DESTE TEXTO

Susana Albuquerque é Secretária-Geral e coordenadora do Programa de Educação Financeira da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado. A também autora do livro “Independência Financeira para Mulheres” colabora mensalmente na revista Mais Superior para te dar dicas práticas que poderás aplicar no teu dia-a-dia.

[Foto: Photo Javi @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*