Universidade de Coimbra em grande no desporto

0
938

É a terceira vez consecutiva que a Universidade de Coimbra (UC) alcança a distinção de Melhor do Ano, atribuída pela European University Sports Association (EUSA). Anunciados os vencedores dos EUSA Awards 2012, encontramos outra instituição portuguesa no 2º lugar: a Universidade do Minho (UMinho).

A UMinho ficou, aliás, a apenas um ponto da Melhor Universidade do Ano, a UC, e em igualdade pontual com a terceira do ranking, a Universidade de Economia e Informática de Moscovo, na Rússia. Foi também a segunda vez seguida que a UMinho alcançou esta posição na lista da Associação Europeia de Desporto Universitário, ou EUSA, na sigla inglesa.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) distinguiu-se com a presença em seis provas, nas modalidades de badminton, futsal, rugby 7s e voleibol, sendo que em duas delas conseguiu mesmo chegar a vice-campeã europeia universitária, com as equipas femininas (rugby 7s e futsal).

Os 1ºs Jogos Universitários, competição que decorreu na cidade espanhola de Córdoba, contaram com a presença de 48 atletas e 11 oficiais da UC/AAC, o que terá pesado na classificação final, visto que esta é calculada consoante o número de participações e, claro, os resultados obtidos.

Ao Minho as boas notícias chegaram fruto da presença de cerca de 100 pessoas da Associação Académica, ligadas a modalidades como o andebol, o badminton, o basquetebol, o futsal, o rugby 7s, o ténis e o voleibol. No futsal masculino, a equipa minhota sagrou-se também vice-campeã da Europa, tendo chegado à medalha de bronze no andebol masculino.

O comité de desporto universitário mais ativo foi o espanhol (CEDU) e o prémio Fair Play seguiu para a equipa masculina de voleibol da Universidade de Varsóvia, na Polónia. Para premiar o esforço e dedicação dos intervenientes nesta primeira edição dos Jogos Europeus Universitários, a EUSA vai atribuir três Ordens de Mérito: ao reitor da Universidade de Córdoba, José Nogueras, ao Presidente do Comité Organizador, Manuel Torrer Aguilar, e à própria Universidade de Córdoba.

Fica a faltar a entrega formal dos EUSA Award 2012, que deverá acontecer durante a Assembleia Geral da Associação, numa cerimónia a decorrer em março, no Funchal, Madeira.

[Fotos: Federação Académica do Desporto Universitário (FADU)]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*