Menos mãos e mais máquinas

0
541

É o que vai acontecer com a implementação do novo projeto da Universidade de Évora (UE), que pretende a utilização da poda mecânica em pomares de pera rocha.

O projeto “Avaliação da utilização da poda mecânica em pomares de pera rocha” está a ser desenvolvido pela UE, através do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), em parceria com a Cooperfrutas CRL e a produtora Cidália Tomás.

A implementação deste projeto pretende, assim, definir uma nova tecnologia/técnica de poda que aumente o nível de mecanização utilizado pelos fruticultores, de modo a reduzir a dependência da mão-de-obra.

Em colaboração com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister de Alcobaça, realizou-se dia 17 de janeiro, nesta instituição de ensino, a apresentação dos resultados obtidos em 2012. No final da manhã daquele dia fez-se também uma demonstração da máquina de podar de discos, desenvolvida no âmbito do projeto, em colaboração com o fabricante, o Engenheiro Domingos Reynolds de Souza. Trata-se duma máquina ‘semi-montada’ no sistema de engate de três pontos do trator, tendo em vista, o tipo de tratores, a orografia e a dimensão das parcelas de pomar da região Oeste.

Na UE, a equipa do ICAAM é constituída pelos Professores António Bento Dias e João Mota Barroso, sendo financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) no âmbito da Medida 4.1 “Cooperação para a Inovação” – Promoção do conhecimento e desenvolvimento de competências.

[Foto: Universidade de Évora]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*