Politécnico do Porto abre a ‘pista’ aos elétricos

0
475

É um dos pontos chave no debate acerca da preservação do ambiente e da qualidade de vida das populações urbanas. A popularização dos veículos elétricos encontra ainda alguns obstáculos, mas será inevitável num futuro próximo. Por isso, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) organiza, pela segunda vez, as Jornadas da Mobilidade Elétrica, para tirar dúvidas e gerar oportunidades de negócio.

O ISEP, que faz parte do Instituto Politécnico do Porto (IPP), e a Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN) são os responsáveis pelo evento, que decorre no Centro de Congressos da instituição de ensino, amanhã e pela segunda vez.

Na descrição das 2ª Jornadas da Mobilidade Elétrica pode ler-se que “o mundo está perante novos paradigmas de mobilidade”, sendo que um deles é o dos carros movidos por um sistema de propulsão elétrica. Diz a organização que, antes de se alargarem a um maior número de pessoas, estes veículos devem responder a alguns desafios, como a questão do elevado custo comparativamente com os automóveis usuais, a autonomia, a segurança e o carregamento – “são pontos que terão de ser otimizados e resolvidos”.

Ainda assim, o mercado começa a crescer, especialmente dirigido a pessoas com forte consciência ambiental e com a preocupação de melhorar a vida nas cidades: os veículos elétricos minimizam os danos provocados pela poluição, tanto atmosférica como sonora, uma vez que são ainda extremamente silenciosos.

Apesar de permitir poupanças ao nível do combustível, este tipo de mobilidade representa um elevado investimento inicial – “este poderá ser um ponto onde novas soluções de compra, aluguer, ou inovadores processos de utilização (por exemplo, car-sharing) terão de ser introduzidos e avaliados”, completa a organização.

Do programa para o dia de amanhã, com início marcado para as 8.30h, fazem parte temas como o “Enquadramento Legal”, “Etapas no Projeto de um Veículo Elétrico”, “Mobilidade em Transportes Públicos” ou “Desafios na Utilização de Veículos Elétricos”.

Nestas 2ª Jornadas, os participantes vão poder “experimentar diversos veículos elétricos numa zona central da cidade” do Porto, iniciativa do ISEP, uma instituição “que na sua oferta formativa tem uma licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel, caso único na região norte do país”.

[Foto: ISEP e OERN]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*