Empresas de tecnologia mostram inovação

0
1742

Quando o tema é inovação, as empresas tecnológicas continuam a marcar o ritmo. O IFI CLAIMS Patent Services revelou a lista das empresas com o maior número de patentes registadas em 2012 nos EUA e, do top ten, oito trabalham o mercado das tecnologias. A International Business Machines Corp (IBM) deixa para trás marcas como a Samsung, a Sony ou a Apple.

É o vigésimo ano consecutivo que tal acontece (1993-2012). A IBM volta a liderar o ranking das empresas com mais patentes registadas num ano e ultrapassa, sozinha, a soma de registos de algumas das mais importantes empresas de tecnologia, como a Accenture, a Amazon, a Apple, a EMC, a HP, a Intel, a Oracle/SUN e a Symantec.

As patentes são um importante barómetro da capacidade de inovação das marcas e, nesse campo, a IBM tem um histórico imbatível: 67 mil inovações patenteadas ao longo destas duas décadas, mais de 6 mil em 2012, em áreas como analítica, cibersegurança, social networking ou ambientes de software.

Banca, saúde ou transportes, também entram na lista da empresa, que trabalha com mais de oito mil colaboradores em 36 países. Cerca de um terço das inovações registadas em 2012 vêm, aliás, de fora dos EUA.

A Samsung, a Canon, a Sony e a Panasonic, por esta ordem, completam as cinco primeiras posições, seguidas da Microsoft e da Toshiba. Se lhes juntarmos a LG, com o 10º lugar, percebemos que, das 10 empresas com mais patentes registadas em 2012, oito são do mercado das tecnologias – sobram o 8º lugar da Hon Hai Precision Industry Co Ltd, do Taiwan, e a norte-americana General Electric Co, na 9ª posição.

[Foto: forumblog.org]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*