O regresso do camaleão

0
417

Onde estamos? Para onde vamos? O que terá o futuro reservado para nós? Em tempos que se querem de mudança, é provável que estas e outras perguntas te ocupem a mente. Mais ainda depois do reaparecimento de David Bowie, 10 anos após o último álbum, com um single carregado de simbolismo. O álbum vem aí e, muito a propósito, dá pelo nome de “The Next Day”.

“Where Are We Now?”, lança Bowie, numa pergunta retórica que podia ter sido feita por qualquer um de nós. Ele estava no dia do seu 66º aniversário (8 de janeiro), depois de uma década sem editar e mais de seis anos sem dar concertos. E quer saber o que fazemos num mundo que saca fenómenos estilo “Gangnam Style” a cada virar de esquina. Num tempo mergulhado em mediatismo, à beira do afogamento na torneira da informação e do consumo feroz.

Se dúvidas houvessem, o comunicado oficial, citado pelo blogue Mesa de Mistura, é claro: “nos últimos anos, o silêncio apenas foi interrompido por especulação, rumores e wishful thinking…um novo disco…quem diria, quem sonharia! Afinal, o David é daqueles artistas que compõe e toca quando e como quer…quando tem algo para dizer em vez de ter algo para vender”.

O vídeo que acompanha o single “Where Are We Now?” mostra-nos o rosto de Bowie recortado, com a Berlim dos anos 70, época profícua na carreira do multifacetado artista britânico, a servir de pano de fundo. A revista NME decidiu compilar alguns factos curiosos sobre este surpreendente ressurgimento.

“The Next Day” verá a luz do dia em março, com 13 temas a acompanhar este portentoso single (16, no caso da deluxe edition). Por essa altura, o Victoria and Albert Museum abre a porta para uma exposição sobre a obra do camaleão.

Depois da pausa que se pensava ser definitiva, Bowie decide apanhar-te de surpresa e pôr-te a pensar no tempo, nas coisas e no tempo das coisas. A criação musical em 2013 está já irremediavelmente marcada.

Alinhamento de “The Next Day”

  1. The Next Day
  2. Dirty Boys
  3. The Stars (Are Out Tonight)
  4. Love Is Lost
  5. Where Are We Now?
  6. Valentine’s Day
  7. If You Can See Me
  8. I’d Rather Be High
  9. Boss Of Me
  10. Dancing Out In Space
  11. How Does The Grass Grow
  12. (You Will) Set The World On Fire
  13. You Feel So Lonely You Could Die
  14. Heat

[Foto: facebook.com/davidbowie]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*