Portugueses sentem-se ‘entroikados’

0
501

Fortemente influenciados pela realidade socioeconómica em que estão mergulhados, os portugueses escolheram como “Palavra do Ano” 2012 ‘entroikado’, com 32% dos votos. Em segundo e terceiro lugares, respetivamente, ficaram os vocábulos ‘desemprego’ (com 14% dos votos) e ‘solidariedade’, (com 12% dos votos).

Vamos então perceber, afinal, o que significa ‘entroikado’:

1. sujeito às condições de austeridade impostas pela Troika (equipa que negociou as condições de resgate financeiro em Portugal e é constituída por responsáveis da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional)
2. coloquial que está numa situação difícil; tramado, lixado
(Particípio passado de entroikar)

A escolha deste neologismo no Dicionário da Língua Portuguesa online da Porto Editora reflete o sentimento geral que se vive no país: os portugueses sentir-se-ão “entroikados”, dadas as condições de austeridade impostas pela Troika. A “Palavra do Ano” ‘entroikado’ sucede, assim, a ‘austeridade’, eleita em 2011, a ‘vuvuzela’, eleita em 2010, e a  ‘esmiuçar’, eleita em 2009.

A “Palavra do Ano” é uma iniciativa da Porto Editora e tem como objetivo principal enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância que as palavras e os seus diferentes sentidos representam no nosso quotidiano.

[Foto: Porto Editora]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*