As duas já são quase uma só

0
376

Em maio do ano passado contámos-te o que era ainda um projeto de fusão de duas das mais importantes universidades do país, a Universidade de Lisboa (UL) e a Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Agora anunciamos que o decreto-lei que procede à união foi publicado em Diário da República, o que é mais um passo rumo ao objetivo de criar “uma grande Universidade da língua portuguesa”.

A próxima primavera deverá ver nascer a nova Universidade de Lisboa, depois da publicação do Decreto-Lei n.º 266-E/2012, Diário da República, n.º 252, 2.º Suplemento, Série I, de 31 de Dezembro de 2012. A data até pedia outros festejos, mas a notícia não deixa ninguém indiferente.

Em comunicado de imprensa, os reitores das duas universidades, António Sampaio da Nóvoa, da UL, e António Cruz Serra, da UTL, agradeceram “a todos aqueles que, ao longo dos últimos anos, trabalharam na concretização deste projeto, desde os conselhos gerais aos senados, desde os membros dos grupos de trabalho aos docentes, investigadores, estudantes e membros do pessoal não docente”.

Congratulando-se por o decreto-lei respeitar “as lógicas de participação e de decisão democrática no seio das duas universidades”, os responsáveis confirmam a anunciada integração do Estádio Universitário na nova Universidade e garantem que ficarão resolvidos alguns problemas com o património das duas instituições.

O período que se segue é de elaboração dos Estatutos, que antes da aprovação deverão ser discutidos publicamente. Para isso, as duas universidades convidam à participação da comunidade e da sociedade em geral. Após a aprovação dos Estatutos, será iniciado o processo de eleição do Conselho Geral e do reitor da nova Universidade de Lisboa.

[Foto: ul-utl.edu.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*