E a melhor coleção egípcia é….

0
530

A da Universidade do Porto (U.Porto). Patente desde setembro de 2011, no edifício da Reitoria da U.Porto, a “Coleção Egípcia da Universidade do Porto” acaba de ser distinguida com o prémio de “Melhor Catálogo” de 2012, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), um dos mais importantes organismos ligados à Museologia em Portugal.

A exposição reúne aquela que é a segunda maior coleção de antiguidades faraónicas conservadas em Portugal, pertença do Museu de História Natural da U.Porto. Os visitantes podem, por isso, usufruir duma verdadeira aula de História em três dimensões, proporcionada por 103 peças – máscaras funerárias, múmias, amuletos, um sarcófago, vasos, escaravelhos e muitos outros tesouros – que representam “praticamente todas as grandes épocas da história do antigo Egito”, revela o egiptólogo Luís Manuel Araújo, comissário científico da exposição e autor do catálogo agora distinguido.

Entre os vencedores deste ano dos prémios APOM destacam-se ainda o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (“Melhor Museu Português”), o Museu da Água da EPAL (“Melhor Serviço de Extensão Cultural”) ou a Universidade Católica (“Melhor Trabalho Sobre Museologia”).

[Foto: Universidade do Porto]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*