Atreve-te na pintura mural

0
797

Conservadores, restauradores, técnicos de conservação e restauro, alunos desta área, museólogos, arqueólogos, historiadores de arte, entre outros profissionais do setor… O IADE – Creative University acaba de abrir as inscrições para um curso prático de conservação e restauro de pintura mural. Dirigido por Ilda Nunes, a única portuguesa a participar no restauro da Capela Sistina no Vaticano, a formação arranca a 14 de janeiro.

O curso acontece no Palácio Quintela, situado em pleno coração do Chiado, Lisboa. Lá, os participantes terão a possibilidade de intervir numa obra de conservação que está a decorrer no palacete pombalino, edificado entre 1777 e 1778.

Com um total de 240 horas, em horário diurno ou pós-laboral, a formação visa proporcionar aos alunos uma experiência prática, em obra real, de todos os conhecimentos adquiridos, permitindo que contactem in loco com as diferentes reações dos materiais. Uma experiência que garante uma maior segurança em futuros critérios de seleção e aplicação dos mesmos materiais, mediante diferentes patologias típicas da pintura mural.

Os conteúdos do curso estão divididos por áreas: contextualização histórico-artística; materiais; patologias; técnicas e procedimentos de intervenção e aplicação prática dos conteúdos.

[Foto: IADE – Creative University]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*