Imagina armas musicais…

0
513

Pedro Reyes  já derreteu 1527 armas, que foram depois recicladas em pás para plantar 1527 árvores, no âmbito da iniciativa “Palas for Pistolas” de 2008. Agora, o artista mexicano dedica-se ao seu novo projeto “Imagine”, que transforma armas apreendidas na guerra ao tráfico de droga em instrumentos musicais.

Entre revólveres, espingardas e metralhadoras, o “Imagine” apresenta, ao todo, 50 instrumentos musicais de sopro, cordas e percussão fabricados a partir de 6 mil e 700 armas confiscadas pelas autoridades na cidade mexicana Ciudad Juarez.

Admitindo que “muitas vidas foram tiradas com essas armas”, Pedro Reyes acredita que todos estes originais instrumentos são uma espécie de “exorcismo” feito sempre que a música surge e expulsa os demónios que habitavam todos aqueles objetos bélicos, ao mesmo tempo que servem de “réquiem para as vidas perdidas”.

Nos últimos seis anos, as armas de fogo já mataram mais de 80 mil pessoas no México. Este cenário violento alastra-se a outros países latinos, sendo que a imagética Hollywoodiana tem muita influência nestes estatísticas sangrentas, segundo Pedro Reyes, que considera escandalosa a necessidade dos atores carregarem armas para parecerem sexys e irresistíveis no grande ecrã.

Neste momento, os instrumentos de “Imagine” encontram-se expostos na Istanbul Design Biennal, até ao final do mês de dezembro.

[Foto: gizmag.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*