Aqui és tu a levar o país à falência

0
612

Está desde ontem à venda um jogo de cartas que satiriza a realidade vivida nas sociedades democráticas, dos jogos de poder às pressões e influências obscuras. O nome é sugestivo – “Vem Aí a Troika” -, num jogo que desafia os concorrentes a levar um país à bancarrota. Portugalândia é como se chama a nação em queda livre. Qualquer semelhança com factos, entidades ou pessoas, dizem eles, é “pura coincidência”.

É um jogo de tabuleiro, com cartas, ao jeito do Monopólio, que, para já, não tem versões previstas para computador ou tablet. Assim mesmo, à moda antiga, os jogadores tentam ganhar votos e dinheiro, representando diferentes grupos de interesse. O apoio deve ser conseguido com recurso a técnicas menos claras, num país fictício.

Curiosamente, Portugalândia é o nome do local onde a ação toma lugar, num jogo criado por quatro especialistas do Instituto Superior Técnico, que formam a Tabletip Games, uma editora nascida em 2012, com o objetivo de criar jogos inteligentes e que promovam o convívio e o espírito crítico entre os participantes.

Dizem os responsáveis que as eventuais semelhanças com factos reais são mera coincidência, ao mesmo tempo que anunciam já estar preparada a próxima produção (esta foi a estreia), que se deverá chamar “Apertem os cintos: a Troika já chegou!”.

Troika2

“Vem Aí a Troika” está à venda desde segunda-feira em locais como o El Corte Inglés e a Fnac, estando também disponível na loja online do Jogo na Mesa.

[Fotos: facebook.com/tabletipgames]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*