Governo assina contrato de apoio ao Desporto Universitário

0
494

Foi celebrado no passado dia 20 de novembro e deixou muito satisfeitos os responsáveis da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). O Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo no Ensino Superior vai permitir um apoio financeiro fundamental para que o desporto nas universidades possa manter os níveis de qualidade, nomeadamente na participação nas Universíadas da Rússia, em 2013. João Queiró, secretário de Estado do Ensino Superior, fechou o acordo entre Governo e FADU.

Foi um dia especial para a FADU, como disse o próprio presidente Bruno Barracosa: “a assinatura, pela primeira vez tão atempada, deste Contrato-Programa será uma mais-valia para podermos trabalhar com maior organização e com objetivos mais eficazes”.

O acordo prevê um apoio financeiro na ordem dos 320 mil euros até ao final de 2013, permitindo à FADU a organização de campeonatos regionais e nacionais, bem como assegurar as participações em competições internacionais. A qualidade e a aposta na presença portuguesa nos campeonatos da Europa e do Mundo ou nas Universíadas de verão, que em 2013 se realizam em Kazan, na Rússia, e que até aqui se regiam por um contrato específico, ficam agora asseguradas por este Contrato-Programa. Para a Rússia, aliás, será possível fazer acompanhar os atletas de uma delegação portuguesa.

No momento da assinatura do acordo, Bruno Barracosa fez ainda um apanhado do último ano de atividade da FADU, lembrando a agenda para a época desportiva que já se iniciou e que deverá trazer bons resultados para Portugal, dado o crescimento – tanto na qualidade, como na oferta – que o Desporto Universitário tem conhecido nos últimos anos. O dia 20 marca assim a certeza de que o leque de modalidades disponíveis para os estudantes e todo o seu funcionamento fica salvaguardado.

2013 começa a desenhar-se sorridente, depois de uma época em que a FADU apoiou mais de sete mil jovens atletas em diversas modalidades e organizou centenas de eventos desportivos. Só em 2012, estiveram presentes sete seleções universitárias portuguesas em seis campeonatos do Mundo da categoria.

FADU e João Queiró
João Queiró garantiu estar atento às questões levantadas pela FADU.

Secretário de Estado atento aos alertas

Apesar do acordo positivo, foram lançadas algumas questões fundamentais para o desenvolvimento da Federação, que receberam a atenção de João Queiró.

Para além de palavras elogiosas para o trabalho da FADU, o secretário de Estado da tutela prometeu estudar a problemática do Estatuto do Estudante-atleta, a questão da extensão da cobertura do Seguro Escolar a toda a atividade física nas universidades e o problema da retenção de atletas na transição do Desporto Escolar para o Universitário, quando estes atingem o Ensino Superior.

[Fotos: FADU]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*