Bem-vindos ao Gil Eannes!

0
883

Sabias que o Navio Hospital Gil Eannes é uma memória viva do apoio à frota bacalhoeira portuguesa e da assistência prestada aos respetivos pescadores nos mares do Atlântico Norte? Agora que o bacalhau é protagonista desta época natalícia que se aproxima, aproveita para visitar a exposição “Memórias e objetos”, cuja inauguração acontece já este sábado, dia 24 de novembro, às 11h.

Organizada pela Fundação Gil Eannes (FGE) e a pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), esta iniciativa procura dar a conhecer o Navio Hospital Gil Eannes, construído em 1955 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Considerado património cultural e afetivo da comunidade vianense e um testemunho do glorioso passado marítimo português, o Gil Eannes promete muitas surpresas, “Memórias e objetos” a todos os que o visitarem. No que respeita às memórias, estas serão traduzidas nos testemunhos de quem viveu o Gil Eannes, nomeadamente, comandantes, médicos, enfermeiros e pescadores – para além de análise de documentos de época. No que toca a objetos, “serão utilizados todos os objetos originais existentes, e ainda, outros que venham a ser doados por instituições de saúde, com o objetivo de substituir os deteriorados ou extraviados, ao longo dos anos”, descreve, na newsletter do IPVC, Maria Adelina Correia, ex-Diretora da Escola Superior de Enfermagem (atual ESS-IPVC) e Comissária da Exposição.

“Preservar este património é uma preocupação da Fundação Gil Eannes, pelo que foi lançado o desafio à Escola Superior de Saúde de contribuir para a valorização de partes deste património, recuperando-o e adaptando-o à sua dimensão museológica”, explica ainda Mara Rocha, Diretora daquela Escola Superior e também Comissária da Exposição.

Mais informações:
“Memórias e Objetos”
Datas: De 24 de novembro até 6 de janeiro de 2013
Horário: Das 9h às 17h30 (incluindo aos fins de semana)

[Foto: microsites.juventude.gov.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*