Belezas arquitetónicas feitas de esparguete

0
1018

Um material tão simples e acessível como o esparguete é a chave para o concurso promovido pela Universidade da Beira Interior (UBI). A partir dele, os alunos são desafiados a puxar pela criatividade e fazer nascer as mais resistentes e bonitas pontes. Dia 29 de novembro dá-se a XII edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete.

No anfiteatro 8.1 da Faculdade de Engenharia da UBI, por volta das 15h do próximo dia 29, tem lugar um evento, no mínimo, invulgar. Alunos dos ensinos Secundário e Superior (só têm de se inscrever) são convidados a construir pontes feitas de esparguete.

A ideia é despertar interesse, promovendo a criatividade, investigação e capacidade de encontrar soluções engenhosas de cada um dos participantes. Por isso, a prova divide-se em duas categorias.

A primeira chama-se “Resistência” e, como o nome deixa antever, testa a carga que cada ponte consegue suportar. Os recordes têm sido sucessivamente batidos e a melhor marca nacional está fixada nos 108,46 quilos. A segunda categoria, de nome “Estética”, também não deixa grandes dúvidas: ganha a ponte que cumpra o regulamento da “Resistência”, mas cuja beleza arquitetónica não se possa negar.

Ponte esparguete
As pontes, para além de belas, devem ser resistentes.

Os prémios estão divididos por categoria, mas ainda não foram revelados. O melhor mesmo é participar, ou assistir (tem transmissão na Internet, para que nada falte ao concurso), e fazer da imaginação uma solução.

[Foto: UBI]
Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*