O polémico vídeo de Marcelo Rebelo de Sousa

0
740
Marcelo Video

Dá pelo nome de “Ich bin ein Berliner” (ressuscitando a mítica frase proferida por J.F.Kennedy, em 1963) e recupera algumas das mais estreitas ligações, diferenças e semelhanças que Portugal mantém com a Alemanha – não faltam as referências a submarinos, à subida da idade mínima de reforma, aos inúmeros estádios de futebol herdados do Euro 2004 e ao desaparecimento dos subsídios a mãos da Troika. 

O objetivo era elaborar um vídeo promocional de Portugal onde fossem apresentados vários dados relativos à austeridade que se vive atualmente e ao esforço que os portugueses têm sido obrigados a fazer nos últimos tempos para cumprirem as medidas estipuladas pela Troika. Marcelo Rebelo de Sousa, o impulsionador da iniciativa, tinha em mente apresentar o vídeo na Praça Sony de Berlim, aproveitando a mediática visita da chanceller Angela Merkel a Portugal, de forma a apelar à solidariedade alemã para com Portugal – lembrando a solidariedade que Portugal e a Europa tiveram para com a Alemanha na altura da reunificação.

Com episódios que vão do 25 de abril de 1974 à queda do Muro de Berlim, em 1989, aqui fica o polémico vídeo que, afinal, os alemães não vão ver:

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*