Arquitetura voltada para o Douro

0
1014

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (U.Porto) beneficia já de vista privilegiada para o Rio Douro. Sofia Santos, finalista do Mestrado Integrado em Arquitetura da instituição, ressalvou essa dádiva da natureza através do projeto “Espaço Cultural. Centro de Conhecimento”. O resultado? Venceu o “Prémio Secil Universidades 2011” e reafirmou que os edifícios devem conviver saudavelmente na paisagem onde se inscrevem.

De que forma tentaste que “Espaço Cultural. Centro de Conhecimento” fosse diferente doutros projetos já existentes?

O projeto é inovador na medida em que toda a cobertura do edifício é praticável, ou seja, a cobertura do edifício funciona como uma plataforma onde é possível percorrer e admirar a paisagem sobre o Rio Douro. A criação de um percurso foi a ideia principal que serviu de inspiração, um percurso que funciona na cobertura exterior e que também existe no interior do edifício. Com base numa analogia do percurso como forma de conhecimento.

Como é que defines Arquitetura e qual é a importância que tem para ti, enquanto pessoa e finalista dum Curso Superior nessa área?

Aprendi que, segundo Le Corbusier, “A Arquitetura é o jogo sábio, glorioso e magnífico de volumes sob a luz do sol.” De facto, a Arquitetura consiste na organização do espaço e dos seus elementos, mas para mim o mais importante é o que distingue a Arquitetura das outras artes é a preocupação em satisfazer uma das necessidades básicas do Homem: o habitar.

Como se deu a tua participação neste “Prémio Secil Universidades”? Estavas esperançada em ser a vencedora?

O prémio corresponde a uma iniciativa da empresa Secil, que todos os anos distingue trabalhos académicos nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura. O projeto com que participei foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do 4º ano, Projeto IV. Houve uma seleção prévia dos trabalhos a concurso na minha faculdade, a FAUP, da qual já fiquei muito contente por pertencer. Fiquei ainda mais surpreendida quando soube que estava entre os cinco premiados a nível nacional. As minhas expetativas não eram altas, pelo que fiquei muito contente!

De que forma esta vitória te pode abrir portas no teu futuro pessoal e profissional?

Apesar de ter o desejo que este prémio crie oportunidades para novos desafios, não sei se vai ter impacto diretamente no meu futuro profissional. Terá, seguramente, influência no sentido em que é um incentivo muito grande para me dedicar ainda mais aos próximos desafios.

Premio Secil
O que é o Prémio Secil Universidades?
O Prémio Secil Universidades tem como objetivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitetura e Engenharia Civil portuguesas. No caso da Arquitetura, no âmbito deste concurso são atribuídos até três prémios (no caso do número total de candidaturas apresentadas
ao Júri Nacional ser inferior a 15) e até 5 prémios (no caso
do número total de candidaturas apresentadas ao Júri
Nacional ser igual ou superior a 15).
Cada prémio consta de um diploma a ser entregue em cerimónia pública e duma quantia pecuniária no valor de 5 mil euros. Sabe mais em www.secil.pt.

[Foto: Universidade do Porto]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*