Católica Porto arrebata festival de cinema brasileiro

0
601

Uma competição cinematográfica brasileira, pela primeira vez em Portugal, galardoou a curta-metragem de sete alunos da Católica Porto. “Até amanhã” arrecadou o Grande Prémio do certame, para além das distinções para Melhor Fotografia e Melhor Ator. O “Festival Ver e Fazer Filmes” visa permitir aos participantes uma troca cultural e uma imersão num mundo do cinema.

Gonçalo Ribeiro, Pedro Ferreira, Francisco Ximenes, Bruno Nacarato, Gonçalo Gomes, Tiago Carvalho e Paulo Próspero são alunos do terceiro ano da licenciatura em Som e Imagem da Escola das Artes da Católica Porto e são também os responsáveis pela curta “Até amanhã”.

Apresentada no “Festival Ver e Fazer Filmes”, iniciativa brasileira que chega a Portugal através da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, a película dos sete jovens impressionou o júri e conseguiu três prémios – Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Ator.

Os vencedores recebem agora uma viagem a terras de Vera Cruz, para lá apresentarem o seu trabalho, na edição do próximo ano do festival de formação e produção de filmes.

A programação do evento em Portugal dividiu-se em duas etapas: a primeira, “Etapa Fazer”, terminou com a realização de uma curta-metragem digital por cada uma das equipas convidadas (a Escola das Artes, a Universidade do Minho e um grupo do Instituto Fábrica do Futuro/Companhia Ormeo de Teatro e Dança, de Cataguases, no Brasil); a segunda, “Etapa Ver”, foi constituída por uma larga programação de filmes e mostras audiovisuais, que esteve aberta tanto aos participantes como ao público em geral.

[Foto: Festival Ver e Fazer Filmes]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*