Fado especialmente para o iTunes

0
567

É a primeira artista portuguesa a aderir ao novo conceito da Apple, produzindo uma edição masterizada especialmente para o iTunes. “Desfado”, de Ana Moura, só chega a 12 de novembro, mas já se encontra em pré-venda na loja portuguesa do iTunes. Entretanto, entrou na história da música feita por cá.

Mastered for iTunes é o mais recente conceito da loja de música digital criado para discos que correspondam a elevados critérios de qualidade sonora (HQ), obedecendo a regras próprias de masterização e tentando diminuir os efeitos negativos da conversão do áudio para o formato do iTunes.

Desde ontem, Ana Moura passou a ser a primeira artista portuguesa a fazê-lo, duas semanas antes de colocar “Desfado” nas lojas. Os primeiros 90 segundos de cada canção do novo álbum da fadista ficam agora disponíveis, numa versão que inclui ainda o e-booklet digital.

Apesar do nome, “Desfado” não esquece a tradição nem as raízes do fado, contando com a composição de artistas que bem o conhecem, como Aldina Duarte, Tozé Brito, Manuela de Freitas, Mário Rainho ou Nuno Miguel Guedes.

A nova geração de compositores também cabe neste disco, com canções escritas por Pedro Silva Martins, dos Deolinda, Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda, dos Virgem Suta, Márcia Santos, Luísa Sobral, António Zambujo, Miguel Araújo Jorge e Manel Cruz.

Como se tantas novidades não bastassem, “Desfado” inclui um inédito de Pedro Abrunhosa e a participação do também compositor e pianista norte-americano Herbie Hancock, no tema “Dream of Fire”.

Herbie Hancock
Herbie Hancock é um dos muitos convidados de “Desfado”.

Alinhamento de “Desfado”
1 – Desfado
2 – Amor Afoito
3 – Até ao Verão
4 – Despiu a Saudade
5 – A Case of You
6 – E Tu Gostavas de Mim
7 –
 Havemos de Acordar
8 –
 A Fadista
9 –
 Se Acaso um Anjo Viesse
10 –
 Fado Alado
11 –
 A Minha Estrela
12 –
 Thank You
13 –
 Como Nunca Mais
14 –
 Com a Cabeça Nas Nuvens
15 –
 O Espelho de Alice
16 –
 Dream of Fire (featuring Herbie Hancock)
17 –
Quando o Sol Espreitar de Novo

[Foto: megaagencia.com e londonjazz.blogspot.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*