Ciência e cultura em destaque na Universidade de Lisboa

0
422

Já estão abertas as candidaturas ao Prémio Universidade de Lisboa 2013, a atribuir a quem se distinguir pelo trabalho científico ou cultural realizado durante o ano que se aproxima do fim. Para além da honra pela distinção e do diploma que a comprova, o vencedor terá direito a um prémio no valor de 25 mil euros. Uma oportunidade para imortalizar o contributo científico que eleva o nome de Portugal.

O Prémio é atribuído todos os anos por um júri, cujo presidente é o Reitor da Universidade de Lisboa (UL), António Sampaio da Nóvoa, que é também o responsável pela escolha dos elementos que constituem o júri. O vice-presidente é uma personalidade indicada pelo Banco Santander Totta, parceiro do Prémio, e responsável pelo valor monetário entregue ao vencedor.

Para estar em condições de participar, é preciso ter realizado um trabalho científico ou cultural de inegável valor, que tenha contribuído positivamente para o progresso e desenvolvimento da Ciência ou da Cultura em Portugal, bem como da reputação internacional do país.

As inscrições estão abertas até dia 15 de dezembro, sendo que o prémio não pode ser atribuído mais do que uma vez à mesma pessoa, nem a qualquer elemento do júri, nem a título póstumo. O concurso está aberto também a estrangeiros, desde que trabalhem em Portugal há pelo menos cinco anos.

O ensaísta Eduardo Lourenço foi o vencedor da edição de 2012 do Prémio Universidade de Lisboa.

Eduardo Lourenço
O vencedor do Prémio Universidade de Lisboa é alguém que se destaca pelo mérito do trabalho centífico ou cultural.

[Foto: UL e coriscos.blogspot.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*