Universidade do Porto sempre a subir

0
930

É mais um bom registo das universidades portuguesas e, em particular, da Universidade do Porto (UP). Naquele que é um dos mais conceituados rankings mundiais relacionados com a atividade científica, a UP colocou-se nos 100 primeiros lugares em quatro disciplinas de investigação.

Engenharia Mecânica, Agricultura, Engenharia Química e Engenharia Civil são as distinguidas no National Taiwan University Ranking.

A avaliação dos especialistas em termos globais já era positiva para a UP – que se encontra situada na 318ª posição a nível mundial, 137ª na Europa -, mas se olharmos para as listas divididas por área o reconhecimento é ainda maior. O National Taiwan University Ranking avalia o desempenho da produção científica das universidades mundiais nos últimos 11 anos, com base em três critérios fundamentais: a produtividade, o impacto e a excelência da pesquisa.

Com base no mencionado, a UP conseguiu ficar nas 100 melhores universidades do mundo em quatro disciplinas – Engenharia Mecânica (com a 30ª posição), Agricultura (57º lugar), Engenharia Mecânica (em 60º) e Engenharia Civil (sete posições abaixo). A expectativa é que os bons resultados se mantenham visto que a avaliação mostra uma tendência positiva por parte da UP, que no último ano conseguido mais quatro pontos que a média dos 11 anos contabilizados.

Das quatro disciplinas entre as 100 melhores do mundo, uma delas está entre as 10 melhores da Europa – Engenharia Mecânica, em 7º lugar -, e outras duas no top 20 – Engenharia Química, em 12º, e Engenharia Civil, em 16º. Em termos gerais, a instituição subiu perto de 150 lugares em cinco anos. Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e Universidade de Coimbra (UC) estão entre as 500 melhores.

[Foto: UP]
Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*