Investigação científica a um clique de distância

0
1069

Uma plataforma inteiramente dedicada à investigação científica feita em Portugal e em toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A UC Digitalis é um projeto da Universidade de Coimbra (UC) que acaba de ser lançado.

Pretende divulgar o que de melhor se faz em termos de investigação científica, com a lusofonia como pano de fundo. O novo site UC Digitalis partiu da vontade de 12 técnicos e especialistas da própria instituição, que ao longo de um ano foram desenvolvendo o conceito deste nova plataforma.

UC Digitalis está dividida em duas áreas – a UC Pombalina e a UC Impactum. A primeira, em homenagem ao Marquês de Pombal, “a quem se deve a decisão de criar a Imprensa da UC, em 1722”, pretende ligar-se a outros projetos editoriais de cariz académico e constituir-se como uma plataforma privilegiada de “difusão da cultura e ciência produzidas em espaço lusófono”, segundo a indicação no próprio site. Conta, para já, com 1001 eBooks de investigação.

Quanto à área UC Impactum, a ideia é criar um repositório de artigos editados em formato digital em instituições de ensino e investigação em Portugal e noutros países de língua portuguesa. Refere a página que “embora radicado na Universidade de Coimbra, é um projeto aberto à colaboração das melhores revistas de toda a lusofonia”. A coleção é, nesta fase inicial, composta por 500 publicações.

[Foto: cienciahoje.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*