Um romance a galope

0
612

Tem uma história milenar, há quem o veja como um dos maiores patrimónios da nação portuguesa, mas esta é provavelmente a primeira vez que alguém lhe dedica um romance – o cavalo lusitano é o tema da obra de Rui Esteves Costa. “Soberano lusitano” é apresentado amanhã, pelas 18.30h, no Campo Pequeno.

Soberano Lusitano é o nome do cavalo (e do livro, pois claro) nascido na Golegã, na madrugada de 13 de abril. É, no entanto, em Espanha, mais propriamente em Sevilha, que Soberano se vai cruzar com aquele que viria a ser o seu mais fiel companheiro: Paco Montés, um jovem cavaleiro, aclamado pela capacidade de tourear.

A vida de ambos sofre uma reviravolta com uma súbita viagem ao Rio de Janeiro, no Brasil, um dos grandes centros de compra da raça. Lá, Paco conhece Florena, que acabará por alterar radicalmente o destino do espanhol e de Soberano Lusitano.

No romance de estreia de Rui Esteves Costa, criador e apaixonado dos cavalos lusitanos, Paulo Caetano, também ele renomado cavaleiro, toma a palavra no prefácio, naquele que é o primeiro romance publicado em Portugal sobre a raça de cavalos. Ana Lourenço, pivô da SIC Notícias, resume-o assim: “mais do que cavalos de sonho, este livro faz-nos pensar no sonho que eles podem ser nas nossas vidas. A mim, fez-me pensar na parte da história do cavalo lusitano que já deixámos que outros levassem”.

O lançamento decorre amanhã, no Salão Nobre do Campo Pequeno, em Lisboa.

Edição: 2012
Editor: Guerra e Paz Editores
PVP: 13,90 euros

[Foto: Guerra e Paz Editores]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*