As várias formas da dor em fotografia

0
1225

No mês em que se celebra mais uma Semana Europeia da Luta Contra a Dor, que decorre de 15 a 19 de outubro, o Instituto Camões recebe uma exposição com as 20 melhores fotografias do II Prémio de Arte Grünenthal. O tema, como não podia deixar de ser, alerta para o problema da dor crónica – “Que a Dor não seja mais do que uma recordação”, de 9 de outubro a 9 de novembro.

A Fundação Grünenthal disponibiliza os 20 melhores trabalhos do II Prémio de Arte Grünenthal, uma iniciativa inédita em Portugal e Espanha, que recebeu 147 candidaturas. As fotografias escolhidas vão agora ser expostas no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, na Avenida da Liberdade, numa mostra com entrada gratuita e aberta todos os dias da semana, entre as 9.30h e as 18.30h.

De entre os autores das fotografias escolhidas estão artistas portugueses, como José Mendes de Almeida, Ana Rito, Pedro Castro e José Ferreira. O júri responsável pela escolha foi composto pelo presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, o médico Duarte Correia, pelo presidente da Sociedade Espanhola da Dor, o médico Manuel Alberto Camba, pelo Conservador-chefe do Museu Thyssen-Bornemisza, Guillermo Solana, pelo crítico de arte Óscar Alonso Melina, pela diretora da Feira de Arte Contemporânea Lisboa, Ivânia de Mendonça Gallo, e pelos fotógrafos Pierre Gonnord e Alberto Schommer.

José Ferreira

“Que a Dor não seja mais do que uma recordação” integra as comemorações da Semana Europeia de Luta Contra a Dor, sensibilizando os portugueses para o problema da dor crónica que, se não for tratado, pode reduzir ao mínimo a qualidade de vida das pessoas, conduzindo, em último caso, à incapacidade para o trabalho.

Estima-se que em Portugal a dor crónica ou persistente afete mais de 30 por cento da população adulta. Para ajudar a uma melhor compreensão do tema, o Instituto Camões abre as portas para 20 visões diferentes sobre a dor, noutras tantas obras fotográficas.

Ana Rito Lisboa

[Fotos: Pedro Castro, José Ferreira e Ana Rito in II Prémio de Arte Grünenthal]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*