Ele é o melhor atleta universitário do mundo

0
714

Foi a primeira gala da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) e, por isso, atribuiu pela primeira vez o prémio de Melhor Atleta Mundial Universitário. E quem é ele? O português Nélson Évora. Como atleta sénior o reconhecimento que alcançou é inegável (Évora é ‘só’ campeão olímpico), surgindo agora a distinção pelo seu percurso como atleta universitário.

Duas medalhas de ouro. Chega? Para a FISU chegou para escolher Nélson Évora como o melhor atleta masculino em competições universitárias. O português, de ascendência cabo-verdiana, arrecadou as medalhas de ouro no Triplo Salto em 2009, na Universíada de Verão em Belgrado, e em 2011 em Shenzhen.

Na noite de 22 de setembro, a FISU celebrou a 1ª Gala, que teve lugar na Rússia, mais propriamente em Kazan, e que serviu também para prestar homenagem a algumas personalidades e organizações fundamentais para o sucesso e reconhecimento do desporto universitário.

O complexo cultural “Pyramid” correspondeu às exigências do evento, permitindo um espetáculo imponente, no qual foram atribuídos 10 prémios pela FISU. O que fo atribuído a Nélson Évora acabou por ser recebido por Bruno Barracosa, presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), que esteve em representação do atleta português, impossibilitado de estar presente.

A lista dos galardões entregue é a que se segue:

Melhor Universidade – Universidade de Paris Sorbonne
Melhor Federação Desportiva Internacional – FIBA – Federação Internacional de Basquetebol
Melhor Federação Nacional de Desporto Universitário – FUSC (China)
Melhor Projeto de Promoção da FISU – Comissão Organizadora das Universíadas de Verão – Kazan 2013
Melhor Parceiro media – Eurosport
Fair Play – Jeno Kamuti (Húngaro, ex-atleta olímpico de Esgrima, Médico, Presidente da Comissão Internacional para o Fair Play)
Melhor Parceiro Comercial –  Gerflor
Personalidade do Ano – Rustam Minnikhanov (Russo, Presidente da República de Tatarstan – RF, Vice-presidente da CO da UV Kazan 2013)
Melhor Atleta Feminina – Justyna Kowalczyk (Polaca, atleta de Cross Country Skiing)
Melhor Atleta Masculino – Nélson Évora (Atletismo, Triplo Salto)

[Foto: José Sena Goulão/Lusa]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*