O Youtube ajuda a fazer campeões

0
723

Rizumik é o nome artístico de Tiago Grade, jovem português de 28 anos, que estudou Marketing e Publicidade em Lisboa. Rizumik é também o nome do mais recente campeão de beatbox dos EUA. Como acontece com tantos outros talentos, o Youtube foi um dos grandes responsáveis por fazer dele um sucesso que rapidamente ultrapassou as nossas fronteiras.

Quando Tiago Grade estudava Publicidade e Marketing não imaginava que, passados alguns anos, estaria a ser agraciado com um prémio do género. Na altura, ainda não fazia da imitação de instrumentos através da voz uma coisa muito séria ou profissional, mas em 2009 decidiu adotar um nome que o identificasse como beatboxer – Rizumik significa “alma rítmica”, em japonês, e permite um trocadilho com as palavras “riso” e “mic”, de microfone.

No ano seguinte, enquanto completava um estágio em Macau, recebeu um contacto inesperado, que o deixou num dilema: os The Voca People, grupo famoso pelas suas digressões internacionais onde a voz serve de instrumento para os espetáculos, estavam interessados em contar com a colaboração de Rizumik, desde que a sua entrada fosse imediata, o que o obrigava a abdicar do resto do estágio. O interesse dos The Voca People surgiu depois de verem os vídeos que Rizumik ia deixando no Youtube.

Admitindo que a decisão foi complicada, Tiago decidiu arriscar, esperando mais tarde colher os frutos. Foi o que aconteceu a 12 de agosto, em Nova Iorque, no American Beatbox Championship de 2012, no qual arrecadou o primeiro prémio, graças a uma atuação contagiante. “Acho que o me fez vencer foi a minha energia, ter conseguido convencer o júri e entreter o público, ronda após ronda”, disse em entrevista ao Boas Notícias.

A partir de agora, Tiago vai apostar ainda mais na internacionalização, não esquecendo as saudades da terra que o viu nascer, à qual espera um dia regressar: “tenho a certeza que me voltarei a instalar em Portugal um dia, mas não agora”, promete.

[Foto: facebook.com/rizumik]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*