Fado a cantar a história

0
488

Os fins de semana de setembro e outubro vão servir para lembrar uma das mais enraizadas tradições portuguesas: o fado. Desde as suas origens bairristas, crê-se que no madrugar do século XIX, até à atualidade, a história do género será percorrida no Museu do Fado, com passagem obrigatória por alguns nomes marcantes, como o de Amália Rodrigues ou Carlos do Carmo.

A primeira visita cantada é da responsabilidade de Margarida Bessa. Ao longo dos meses de setembro e outubro, todos os sábados e domingos, o Museu do Fado recebe a celebração do nosso mais característico género musical. Pelas 16.30h, um artista convidado (alguns acompanhados pelos seus próprios músicos), oferece aos visitantes uma visita cantada. Uma visita que inclui história, muita história. A do fado e a dos seus protagonistas, a da presença do fado nas mais importantes manifestações culturais do nosso país, desde o teatro de revista, ao cinema e à televisão, ou até a história da peculiar e muito antiga guitarra portuguesa.

Margarida Bessa e os seus fados dão o tiro de partida já amanhã e Cristiano de Sousa fecha o calendário a 28 de setembro. A participação está sujeita a reserva prévia e os bilhetes custam 5 euros.

[Foto: Museu do Fado]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*