Formação com devoção

0
818

Quem passa pelo número 29 da Rua Andrade Corvo, em Lisboa, dá logo pela presença da Alta Lógica. O que os olhos não sabem, mas que este texto conta em pormenor, é toda a motivação que está por detrás da fundação desta instituição, que deixa para trás os programas formativos rígidos, dando a oportunidade a cada aluno de moldar o curso escolhido às suas necessidades e horários.

Praticada desde 1997, a metodologia de formação da Alta Lógica assume-se como “inovadora”, nas palavras do seu Diretor-Geral Aziz Issá, que explica, com orgulho, como tudo começou: “a minha formação de base é Informática e iniciei funções como programador em 1983, mas sempre fui uma pessoa que gostou de comunicar e de ensinar, pelo que enveredei também pela atividade de formador”. Durante os vários trabalhos de formação que ia tendo, Aziz Issá reparou que havia um denominador comum que o deixava indignado – “os programas lecionados eram muito rígidos, tinham horas estabelecidas e a matérias eram a standard para todos, não havendo diferenciação para aqueles que apresentavam necessidades formativas específicas. Havia aquelas pessoas que não precisavam de saber tanto e eram obrigadas a assistir a programas demasiado aprofundados para os seus conhecimentos e outras que, pelo contrário, acabavam por aprender coisas repetidas. Em suma: todos saíam prejudicados, porque uma formação baseada num determinado número de horas significa também que, no final desse número de horas, o curso termina, independentemente de se a pessoa adquire ou não as competências previstas”.

O sonho de criar um novo método formativo à medida de cada aluno foi crescendo, passo a passo, e dum salto nasceu a Alta Lógica, que procura com cada formando que haja, pelo menos, um upgrade de conhecimentos: “a pessoa pode não adquirir todas as competências estabelecidas no curso, por ter iniciado com um nível baixo, mas entre o início e o fim da formação, o que se espera é que essa pessoa melhore visivelmente as suas competências. Foi por isso que decidi lançar-me por conta própria”.

Informática e Gestão para todos os gostos

“Começámos com Informática, depois fomos alargando, e hoje possuímos uma boa oferta na área da Gestão, cobrindo praticamente todas as áreas”, refere o Diretor-Geral da Alta Lógica, aludindo à grande variedade formativa que a instituição oferece e cujo leque engloba opções como Web Design & Development (PHP, Flash CS5, Dreamweaver CS5…); Programação (Java, Excel VBA, C++…); Desenho Gráfico (Photoshop CS5); Estatística (SPSS fundamental); ou mesmo Módulos Fundamentais e Avançados (Word, Excel, Access…). A outra novidade é a plataforma de e-learning, lançada recentemente e que permite assistir a formação da Alta Lógica em qualquer parte do mundo de maneira não presencial.

Para ti, que estás na universidade, fica ainda a saber que a Alta Lógica está à procura de protocolos com Associações de Estudantes “para poder organizar alguns cursos mais específicos para os universitários, atendendo a necessidades que eles tenham não só na área da Informática como da Gestão, podendo a formação ser dada até na própria faculdade”, refere Aziz Issá. Informa-te na página oficial: www.altalogica.com.

Goncalo Castro

Gonçalo Castro
“Cada um aprende o que mais precisa”

“Trabalho como formador de Informática na Alta Lógica há cerca de um ano e meio e a experiência está a ser muito boa. Os conteúdos programáticos são variados e cada matéria é aprofundada conforme o que a pessoa precisa, já que os formandos se encontram em diferentes pontos de conhecimento quando iniciam os cursos.”

Antonio Morais

António Morais, 36 anos
“Uma nova formação pode abrir muitas portas”

“Mais do que um gosto pessoal, optar por uma formação em Web Design e Dreamweaver prende-se também com questões profissionais. Aqui encontro todo o material que preciso e sempre que tenho alguma dúvida, os formadores são sempre muito prestáveis. Uma equipa impecável!”

Jose Maria

José Maria Travasso, 21 anos
“Na área da Informática o saber nunca é de mais”

“Sou finalista de economia no ISEG e decidi aprofundar os meus conhecimentos de Excel, Word e Access. Além de ser um interesse pessoal, é, sobretudo profissional, pois procuro conseguir competências técnicas de trabalho na área de Informática que me sejam úteis futuramente.”

Sara Hassama

Sara Hassamo
“Sou gestora e acredito que a formação constante é essencial”

“Este não é o meu primeiro curso na Alta Lógica, pois já fiz aqui anteriormente cursos de Excel, Access e Web Design… (risos). Desta vez, vim aprender Dreamweaver, tendo em conta que quero aprender a fazer sites.”

[Fotos: Bruna Pereira]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*