Universidade do Porto continua no top

0
403

A Universidade do Porto (U.Porto) volta a ser reconhecida como uma das melhores a nível europeu e mundial. Desta vez, a avaliação é sobre a presença online das instituições (mais de 20 mil foram avaliadas) e a U.Porto ficou nas dez primeiras da Europa e nas 100 primeiras do mundo.

Webometrics é o nome do ranking espanhol que mede, de seis em seis meses, a presença online de instituições de Ensino Superior espalhadas pelo mundo inteiro. O impacto da presença das universidades na internet, nomeadamente através da quantidade e qualidade da informação publicada, da facilidade de acesso a esse material e da sua excelência científica, serve de critério para a elaboração da lista.

A U.Porto ficou classificada no 8º lugar a nível europeu (em 2011 já tinha ficado em 12º) e em 69º a nível mundial (dez lugares acima do resultado do ano passado), o que faz da instituição a melhor classificada de entre as portuguesas – não há sequer outra nas 100 melhores do mundo. Segundo a U.Porto, os resultados confirmam a aposta na investigação científica e na oferta de formação de excelência, lembrando que em 2011 a instituição esteve em cinco rankings das 100 melhores universidades da Europa, sempre como a melhor portuguesa.

O top 100 mundial é dominado pelos EUA, que ocupam 41 lugares entre os 50 melhores. Harvard University e Massachusetts Institute of Technology lideram a tabela.

[Foto: U.Porto]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*