Há profissões que são um luxo

0
1276

Se o trabalho se tornará parte essencial da tua vida futura, mais vale que o faças com gosto. Escolher uma profissão para a qual te sintas vocacionado é o primeiro passo, mas procurar o que de melhor se faz no mercado é também fundamental. É por isso que o estudo da Career Cast te pode ser útil – compilou as dez melhores profissões de 2012.

Os critérios a ter em conta para a escolha das dez melhores profissões do ano foram os mais naturais: o ambiente no trabalho, as exigências em termos físicos, a oferta e oportunidades de emprego, as doses quase inevitáveis de stress e, claro está, os salários normalmente oferecidos.

Com base em tudo isto, não será de admirar que alguns dos empregos mais bem classificados estejam associados à era digital que atravessamos. O primeiro lugar, por exemplo, vai direitinho para Engenheiro de Software. Salários altos, muitas oportunidades de trabalho e um ambiente, regra geral, bom. Para conseguir que estas condições se mantenham, os trabalhadores têm no entanto de se manter em constante atualização, já que, como é sabido, os avanços tecnológicos não esperam por ninguém. O segundo lugar vai para o cargo de Especialista em Estatísticas, sendo o terceiro destinado ao Gestor de Recursos Humanos. Higienista Dental e Planeador Financeiro são, respetivamente, as profissões que completam o top 5. A área da Saúde continua a não deixar os seus créditos por profissões alheias e garante também as 6ª e 7ª posições, representada por Audiologistas e Terapeutas Ocupacionais. Nas duas posições seguintes da lista da Carrer Cast regressamos às tecnologias, com as profissões de Gestor de Publicidade Online e Analista de Sistemas de Computadores. A fechar a tabela, e talvez de forma surpreendente, encontra-se a profissão de Matemático.

A Carrer Cast elabora a lista anualmente e explica o aparecimento de vários cargos da área da Informática, da Ciência e da Saúde com o alto nível de exigência do mundo digital e com o aumento das necessidades de cuidados de saúde. Algumas das profissões da lista de 2012 aparecem mesmo pela primeira vez e, provavelmente, vieram para ficar, graças às baixas taxas de desemprego, aliadas a bons salários e ambiente de trabalho seguro. São elas as de Gestor de Recursos Humanos (3º lugar), Planeador Financeiro (5º) e Terapeuta Ocupacional (7º).

[Foto: alexrobinson.me]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*