Aniversário de Havaianas nos pés

Foi em 1962 que nasceu um dos mais famosos produtos vindos do Brasil. As Havaianas estão, por isso, de parabéns, já que chegam em 2012 aos 50 anos de existência. A comemoração vai ser feita com uma edição especial, cujas receitas revertem para ações de caridade, e até já há um vídeo a contar a história.

São pouco mais de dois minutos a percorrer os 50 anos da marca brasileira, num vídeo chamado “A grande virada”, onde as Havaianas até caem do céu (parece que há alguma fantasia ‘metida ao barulho’). O vídeo foi desenvolvido pela AlmapBBDO para a empresa detentora da marca, a Alpargatas, e conta, por exemplo, que os famosos chinelos foram inspirados numa sandália japonesa chamada Zori, que usava palha de arroz na sola. Por essa razão, também as solas das Havaianas que hoje conheces (e que está mais que na altura de pores nos pés), apesar de serem de borracha, utilizam uma textura que reproduz grãos de arroz e que as torna inconfundíveis. A apresentação explica ainda que alguns utilizadores frequentes do produto procuravam ostentar um modelo ‘exclusivo’, virando as Havaianas do avesso, o que acabou por originar, de facto, novos modelos.

Mais do que uma marca, as havaianas tornaram-se um símbolo que ultrapassa em larga escala o território brasileiro. Para assinalar o meio século desta fresca existência há uma edição especial, chamada UNICEF, com receitas a favor de ações de caridade.

[Foto: facebook.com/havaianaslegitimas]

Artigos Relacionados: