Universitários também vão aos Jogos

0
550

A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres ainda não teve nenhum momento da mais alta glória (todos querem ouvir o hino nacional na entrega das medalhas), mas tem atletas suficientes para encher de orgulho a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) que, ao todo, coloca 14 internacionais universitários na competição.

Os mais medalhados atletas portugueses presentes nesta edição dos Jogos Olímpicos (JO) foram também atletas universitários e campeões nesse escalão. Senão vejamos: Sara Moreira, atleta de meio fundo, participou em três Universíadas (espécie de JO à moda das universidades), em Banguecoque, Belgrado e Shenzhen, ganhando duas medalhas – um ouro em 2009 (na foto) e uma prata em 2011. Na competição de Belgrado, aliás, Sara Moreira, atleta universitária do Instituto Politécnico do Porto, fixou o record na prova de 3000 metros Obstáculos. Participou ainda no Mundial Universitário de Corta-Mato e sagrou-se campeã, em 2010.

Também no Atletismo, Jéssica Augusto na Universíada da Tailândia, em Banguecoque, não só arrebatou a concorrência, levando a medalha de ouro para casa, como ainda bateu o record nos 5000 metros. A especialista de meio fundo longo e de corta-mato é agora uma das mais premiadas atletas portuguesas da atualidade, tendo no currículo algumas medalhas em Campeonatos da Europa (basta lembrar o bronze alcançado em Barcelona nos 10000 metros) e Campeonatos da Europa de Corta-Mato (com uma prata em Bruxelas e um ouro em Albufeira).

Alberto Paulo, nos 3000 metros Obstáculos, é outro caso de sucesso do desporto universitário presente nos JO. Aluno da Universidade da Madeira, foi medalha de ouro em Shenzhen, no ano passado, melhorando o sexto lugar que já tinha conseguido em 2009. Também Vera Santos, nos 20000 Marcha, e Patrícia Mamona, no Triplo Salto, subiram ao pódio, mas para receber a medalha de prata, respetivamente, em 2005 e 2011.

Hoje grandes esperanças do desporto português, estes atletas já deram cartas em provas sob a tutela da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU). É importante que não esqueçamos ainda Nélson Évora – que não entra nesta lista, porque está fora dos JO por lesão – e que é também um ótimo exemplo do sucesso do nosso desporto universitário. Nélson Évora foi campeão das Universíadas por duas vezes consecutivas, em 2009 e 2011, mostrando em 2008, nos JO de Pequim, a sua qualidade a nível internacional, sagrando-se campeão olímpico de Triplo Salto.

Aqui te apresentamos a lista dos atletas internacionais universitários presentes nos JO:

Atletismo
Alberto Paulo, 3000 metros Obstáculos
Arnaldo Abrantes, 200 metros
Irina Rodrigues, Lançamento do Disco
Jéssica Augusto, Maratona
João Almeida, 110 metros Barreiras
Jorge Paulo, 400m Barreiras
Maria Leonor Tavares, Salto à Vara
Patrícia Mamona, Triplo Salto
Sara Moreira, 5000 metros e 10.000 metros
Vânia Silva, Lançamento do Marelo
Vera Santos, 20.000 metros Marcha

Ginástica
Manuel Campos, Artística

Judo
Joana Ramos, -52 kg

Natação
Pedro Oliveira, 200 metros Mariposa e 200 metros Costas

Já no decorrer do dia de hoje, Pedro Oliveira, na Natação, falhou por pouco o apuramento para as semi-finais dos 200 metros Costas, batendo, no entanto, o record nacional (percorreu a distância em menos de um minuto e 59 segundos), o que é já uma das agradáveis notícias do dia.

[Foto: Ricardo Estudante in fadu.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*