Direito e Gestão são agora dois em um

0
847

Se num champô a utilidade já é enorme, imagina um dois em um numa Pós-Graduação. Assim, os departamentos de Direito e de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Portucalense (UPT) decidiram cruzar as valências de duas áreas formativas e vão lançar, já no início do próximo ano letivo, um novo curso de pós-graduação em Direito e Gestão.

O curso destina-se a advogados, juristas, solicitadores e consultores, mas também a empresários, gestores, administradores, economistas, revisores oficiais de contas, técnicos de contas e contabilistas.

Esta nova oferta formativa nasce da constatação de que muitos formados em Gestão apresentam diversas lacunas ao nível do Direito. “É frequente verificar-se que muitos profissionais da área da Gestão denotam lacunas ao nível dos conhecimentos elementares de direito civil, designadamente o que é uma relação jurídica ou um contrato, conhecimentos esses que são os pilares do entendimento da dinâmica contratual”, exemplifica Maria Manuela Magalhães Silva, diretora do Departamento de Direito.

Segundo Luís Pacheco, diretor do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, o mesmo sucede na situação inversa, ou seja, há também muitos profissionais com formação de base em Direito que revelam dificuldades na interpretação de conceitos económicos. “O raciocínio económico, ou seja, a contextualização económica das questões e a capacidade de avaliar o impacto económico das decisões apresenta-se, muitas vezes, como um grande obstáculo para os profissionais provenientes da área do Direito”, explica.

A nova Pós-Graduação em Direito e Gestão da UPT, que prevê um número total de 25 vagas, terá uma duração aproximada de quatro meses e será lecionada em regime pós-laboral, de segunda a quinta-feira, entre as 18h30 e as 22h30. O período de inscrições encerra a 14 de setembro.

[Foto: oxstones.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*