Uma aventura a cruzar oceanos

0
543

Uma viagem interoceânica do Brasil ao Peru para testar biodiesel puro (B100). A aventura do professor Jorge Martins, da Universidade do Minho (UMinho), começou na passada quinta-feira e vai durar cerca de 20 dias. A ideia é comprar o biodiesel e o gasóleo em diferentes condições e prestações.

A Travessia Interoceânica B100 Brasil-Peru é coordenada pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde Jorge Martins está atualmente a desenvolver uma investigação sobre o uso do biodiesel, integrada na licença sabática que tem como docente do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho. A expedição envolve duas pick-ups, uma abastecida com o B100 e outra com gasóleo, para que possam ser comparados. Os dois veículos vão percorrer 13 mil quilómetros entre os oceanos Atlântico e Pacífico, de Salvador da Bahia a Ilo, com o regresso incluído.

Importa lembrar que o B100 é cem por cento natural e foi produzido, na Instalação Piloto de Produção de Biodiesel da UFBA, com óleo vegetal vindo de hospitais, restaurantes e vendedores de acarajé (especialidade gastronómica lá para os lados de Salvador). Jorge Martins vai realizar inúmeras experiências ao longo da viagem, nomeadamente, em termos de emissões de poluentes, além de testar as prestações nas diferentes condições, para poder comprovar o comportamento do biodiesel face ao gasóleo.

Cerca de 20 dias, numa odisseia com médias diárias de 700 quilómetros no Brasil e um bocadinho menos no Peru (250), que as estranhas e as montanhas não permitem as mesmas veleidades. O percurso cruza toda a Amazónia e os Andes, a cerca de 4 mil metros de altitude.

Caso a aventura te chame a atenção, podes sempre acompanhá-la no Facebook ou neste blogue. A UFBA e a UMinho lembram que a travessia visa chamar a atenção para o potencial de expansão de biocombustíveis, especialmente no Brasil, através do incentivo a pesquisas neste âmbito.

[Foto: travessiab100.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*