Se não cuidares das tuas finanças quem cuidará?

0
393

Em tempos de crise é muito importante que faças uma boa gestão das tuas contas pessoais, por isso, por que não ouvir os conselhos de quem sabe? A Universidade de Aveiro (UA) organiza, pela terceira vez, uma conferência internacional dedicada à educação financeira. Quarenta especialistas nacionais e estrangeiros, nos dias 3 e 4 de julho, vão dar-te dicas e sugestões para que saibas criar o teu próprio escudo anticrise.

É um tema mais do que atual e a UA, sabendo disso, vai já na 3ª edição da conferência. Desta vez, o tema é “Educação financeira: transversalidade e cidadania” e, das dezenas de convidados, destacam-se Dušan Hradil, responsável pela estratégia nacional de educação financeira da República Checa, e Adele Atkinson, ‘policy analyst’ na Financial Education and Consumer Protection Unit, da OCDE.

A UA continua a apostar neste tema que, há dois anos, trouxe um projeto que tem alcançado grande sucesso: uma exposição itinerante interativa, chamada Educação+Financeira, que tem vindo a percorrer o país com o objetivo de sensibilizar os jovens para as questões do dinheiro e que já recebeu a visita de mais de 25 mil desses jovens.

Agora, com esta conferência patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), a UA quer criar um espaço privilegiado de discussão de boas práticas, reunindo todos aqueles que nutrem interesse pela área da educação financeira.

A iniciativa é levada a cabo através do Projecto Matemática Ensino (PmatE) da UA, vocacionado para a comunicação e divulgação de ciência e que, desde 1989, tem vindo a desenvolver várias atividades em todos os níveis de ensino. Inicialmente a aposta era na Matemática, mas depois o PmatE alargou o seu raio de ação a outras áreas, como a Física, a Biologia, a Geologia ou, mais recentemente, as Ciências Naturais e a Literacia Financeira.

[Foto: Philip Taylor PT @ flickr.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*