Redes sociais ou Big Brother da vida real?

0
744

Um rapaz de 18 anos criou um site para provar aos utilizadores das redes sociais que todas as informações que lá colocam podem rapidamente tornar-se públicas. Começou por fazer uma divisão em quatro categorias, onde expõe comentários de pessoas que, provavelmente, achavam que não tinham a sua privacidade em risco. Para que não restem dúvidas, Callum Haywood até faz descobertas por encomenda.

O rapaz tem apenas 18 anos, mas parece ser um verdadeiro prodígio da informática. Vai daí, e da ideia de que a informação colocada na internet pode ser facilmente descoberta, que decidiu criar um site, que dividiu, para já em quatro categorias: “Quem quer ser despedido?” é a primeira, com comentários menos simpáticos de alguns utilizadores em relação aos respetivos trabalhos e patrões; “Quem está de ressaca?”, onde Callum expõe os dias dolorosos das pessoas que abusaram nas noites divertidas e que decidiram partilhá-lo; “Quem anda a usar drogas?”, nas palavras dos próprios fura-lei; e “Quem tem um novo número de telemóvel?”, com as indicações dos utilizadores que decidiram partilhar o contacto telefónico numa rede social.

A verdade é que o site “We Know What You’re Doing” leva já mais de 17 mil seguidores no Facebook e pode vir a provocar sérios estragos. Callum diz que recorre apenas às informações presentes na rede social de Mark Zuckerberg e na FourSquare e explica que está disponível para ‘aviar encomendas’: se alguém quiser uma informação, Callum pode procurá-la, desde que lhe dêem tempo para tal.

O site avisa – “we know what you’re doing… And we think you should stop”.

[Foto: lilireviews.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*