Todos os cinéfilos vão dar a Vila do Conde

0
452

O Curtas de Vila do Conde chegou à 20ª edição e preparou uma programação especial emoldurada pelo melhor do cinema contemporâneo, entre 7 e 15 de julho, onde não falta nem o futurismo de Stanley Kubrick (1928-1999), com direito à exposição “2012 Odisseia Kubrick”. A acompanhar esta Exposição, haverá um programa paralelo que exibirá alguns dos filmes mais populares do cineasta, como “The Shining” ou “A Laranja Mecânica”.

Para celebrar os seus 20 anos de vida, o Curtas comissionou um programa especial de 4 curtas-metragens realizadas por 4 realizadores entre os mais relevantes no panorama contemporâneo internacional e que mantêm uma forte relação com festival: Thom Andersen (vencedor do prémio de Melhor Documentário no Curtas 2011), Helvécio Marins Jr. (cineasta participante em edições anteriores do festival e que apresentará uma retrospetiva do seu trabalho), Sergei Loznitsa (autor multipremiado em Vila do Conde, vencedor em 1999 com o Melhor Documentário, e, em 2001, com uma Menção Honrosa da Competição Internacional) e Yann Gonzalez (vencedor do prémio para melhor curta metragem Europeia, em 2006).

Viva Kubrick!

O cineasta americano Stanley Kubrick é uma figura incontornável do cinema das últimas décadas e continua a influenciar os novos cineastas e artistas contemporâneos. Filmes como “A Laranja Mecânica” (1971), “The Shining” (1980) ou “2001: Odisseia no Espaço” (1968) são obras essenciais da arte cinematográfica e da experimentação narrativa. O 20º Curtas apresenta, por isso, “2012 Odisseia Kubrick”, uma Exposição na Solar que inclui obras de autores como Graham Gussin, Johan Thurfjell, Nicolas Provost, Pedro Tudela, Miguel Soares, Alexandre Estrela, João Tabarra e João Onofre.

A acompanhar esta Exposição haverá um programa paralelo que exibirá alguns dos filmes mais populares de Stanley Kubrick, como “The Shining” ou “A Laranja Mecânica”, outro menos conhecido, “The Killing”, e algumas das suas curtas-metragens. Outro dos pontos altos de “2012 Odisseia Kubrick” será a exibição do documentário “Stanley Kubrick – A Life in Pictures” (2001), com a presença do seu realizador, Jan Harlan. Harlan, que acompanhou de perto a vida pessoal de Kubrick pois é irmão de Christiane Kubrick, viúva do realizador, foi produtor executivo de vários dos seus filmes e acompanhou a preparação do épico “Napoleão”, um projeto que nunca chegou a ser realizado. Durante a sua passagem por Vila do Conde, Harlan orientará ainda uma masterclass sobre a obra de Kubrick.

[Foto: Curtas de Vila do Conde]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*