Férias de verão 2012 na estrada!

0
462

As férias de verão estão aí – bem, pelo menos para aqueles que já despacharam todas as cadeiras…! Depois de um ano cheio de aventuras, milhares de portugueses preparam-se para se fazer ao asfalto e desfrutar duns belos dias de descanso. Talvez ainda não tenham pensado nisto, mas estas férias prometem ser as melhores de sempre! Porquê? Porque isto de sobreviver à Troika e à quantidade de mal feitores que para aí anda, é motivo mais do que suficiente para se comemorar. 

Já para não falar daqueles que juram a pés juntos que o mundo vai acabar em dezembro de 2012… Se assim for, é mais uma boa razão para aproveitar estas férias como se fossem as últimas.

Agora que já estão a seguir a nossa linha de raciocínio e querem aproveitar os meses de julho e agosto ao máximo, o Razão Automóvel em conjunto com a Mais Superior, fizeram um manual de sobrevivência na estrada para vos ajudar a não ficar pelo caminho e a conseguirem chegar ao vosso destino de eleição. Se é verdade que na estrada tudo pode acontecer, também é verdade que muitos desses imprevistos podem ser evitados.

As nossas recomendações:

1. Ser organizado: Façam uma lista de tudo o que vão precisar de levar e confirmem se está tudo dentro do carro, isto serve para evitar aquelas situações sempre irritantes do: “Ahhhh esqueci-me…”.

2. Preparar o veículo: Verifiquem o nível do óleo, o líquido de arrefecimento, o óleo dos travões, os níveis de água do limpa para-brisas e certifiquem-se de que os pneus estão com a pressão correta. Atenção, porque a pressão deve ser ajustada à carga que estiver no automóvel.

3. Planear a rota e arranjar uma alternativa: O trajeto mais curto pode não ser o mais rápido nem o mais barato – e se andam sempre a contar os tostões, a autoestrada talvez não seja a melhor solução. Arranjem sempre uma alternativa para o trajeto principal.

4. Levar comida na viagem: Levem algo para comer e beber durante a viagem, nunca se sabe se não será preciso. Alguma vez apanharam trânsito na autoestrada? Se sim, então já devem saber que a comida é a melhor companhia para este jogo de paciência.

5. Abastecer o depósito antes de partir: É importante estar preparado para ter de fazer alguns desvios que possam ocorrer durante a viagem. Por isso, é aconselhável encher o depósito antes de seguir viagem.

6. Sintonizar o rádio para alertas sobre o tráfego: Não custa nada sintonizar as atualizações de trânsito para evitar possíveis filas. Mais vale prevenir…

7. Fazer a viagem bem repousado: Dormir o suficiente nas noites precedentes, não estabelecer hora de chegada, não ingerir bebidas alcoólicas e manter o veículo bem arejado são tudo deveres dos condutores para evitarem a fadiga ao volante.

8. Fazer uma pausa: Ninguém é de ferro e, por isso, é importante fazer-se uma ou mais paragens durante a viagem. Aconselha-se a parar para descansar de duas em duas horas. Não devem lutar contra o sono, se necessário, é preferível parar e dormir um pouco. Mais vale tarde que nunca…

Mitos urbanos?

Depois de cumprirem todas estas tarefas, já podem aproveitar as “últimas férias de verão” à grande, mas atenção! Existem talvez algumas curiosidades que desconheçam e devem saber… Sabiam que aquele mito de não se poder conduzir de chinelos é tudo uma treta? Pois é, se alguma vez estiverem para ser multados por estarem a conduzir de chinelos, perguntem ao Sr. polícia qual a lei que estão a infringir. Segundo o Código da Estrada, não há nada que impeça tal situação. Aliás, até descalços podem conduzir, tudo depende do vosso à-vontade com os pedais.

Aproveitando este tema, fiquem a saber que também não há lei no Código da Estrada que vos impeça de conduzir sem T-shirt. Mas aqui há um problema, é que se o Sr. polícia quiser embirrar com vocês, pode acusar-vos de atentado ao pudor e aí já não há nada que possam fazer… Apenas para os motociclos existem algumas leis específicas para o calçado e vestuário.

Sobre o autor deste texto

Tiago Luís é estudante de Licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e fundador do site Razão Automóvel. Também colabora com a revista Mais Superior, dando-te dicas práticas sobre como poupares o máximo com o teu veículo.

[Foto:  Benimoto @ flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*