Diz não às pedras nos rins!

0
553

Ter sede no verão significa recorrer a refrescos, a batidos, a sumos e também a gelados. Mas o que te contamos é que beber oito copos de água por dia (o equivalente a 2 litros) previne as pedras nos rins, alerta a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).

“Em Portugal 8% a 10% da população terá, pelo menos, um episódio de cálculos renais durante a sua vida. A incidência de novos casos é, por ano, de 700 por cada 100 mil habitantes”, refere Fernando Nolasco, presidente da SPN.

Os cálculos renais, ou pedras nos rins, têm maior facilidade em desenvolverem-se nos dias mais quentes, devido ao maior índice de transpiração (e perda de líquidos), fazendo com que a urina fique mais concentrada em sais minerais. “Nestas circunstâncias, é mais fácil formarem-se cálculos renais”, afirma o nefrologista.

A hidratação é a principal maneira de proteção da formação de cálculos renais. Quanto mais água for ingerida, menor será a concentração de sais na urina, e menor a probabilidade de precipitação e de formação de cálculos.

[Foto:  Mr Empey @ flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*